Idosos se casam em casa de repouso em Nuporanga

Idosos se casam em casa de repouso em Nuporanga

Diretoria de Lar São Vicente de Paulo de Nuporanga se une com sociedade para realizar sonho de casal de idosos de se casar

No último sábado, dia 8, José Ferrari e Luzia da Silva trocaram alianças no espaço de festas do Lar São Vicente de Paulo, em Nuporanga.

A história que antecede o evento matrimonial chamou a atenção da diretoria do local que, para realizar o sonho do casal, organizou uma festa através de doações da comunidade.

Ambos com histórico de maus tratos familiar, o casal se conheceu na casa de repouso há aproximadamente dois anos e começaram a namorar. “Eles disseram que queriam se casar. Então procuramos, por vias legais, realizar a união dos dois”, explica Ivone Otoni da Silva coordenadora do local.

Portadores de deficiência intelectual, para que fosse possível oficializar o enlace, foi necessária a aprovação do juiz da Comarca de Nuporaga, Cesar Antonio Coscrato. “Foi necessário a aprovação do juiz, através de uma suscitação de dúvida, porque o Código Civil não autoriza o casamento entre pessoas com deficiência intelectual, mas é aceito pela Convenção Americana Sobre Direitos Humanos – conhecida como Pacto de San José da Costa Rica”, explica o advogado Daniel Viana, autor da ação.  

Segundo informações do Cartório Oficial de Registro Civil de Pessoas Naturais, Interdições e Tutela de Nuporanga é o segundo casamento nestas características que é realizado no estado de São Paulo.

Quem casa, quer casa

Para acomodar os recém-casados dentro da casa de repouso, a diretoria do local construiu, também através da ajuda de doadores – que pediram anonimato –, um espaço reservado somente ao casal, com toda estrutura necessária para o bem estar do casal.

“Tudo só foi possível graças ao esforço de toda a equipe do Lar São Vicente de Paulo e a sociedade que se uniu para que os dois pudessem se casar”, conclui Ivone.

Revide on-line 

Compartilhar: