Justiça do Trabalho mantém demissões de funcionários da Cohab de Ribeirão
No começo do ano, Tribunal havia considerado arbitrárias as demissões na Cohab

Justiça do Trabalho mantém demissões de funcionários da Cohab de Ribeirão

Juíza acolheu recurso do município, após ordenar recontratação dos funcionários

A Justiça do Trabalho decidiu manter a demissão de 17 funcionários da Cohab de Ribeirão Preto, que haviam sido dispensados no início do ano, mas que tiveram de ser recontratados após recurso protocolado pela categoria.

A decisão foi da juíza do trabalho Andressa Venturi da Cunha Weber, que escreveu que o município passa por situação financeira complicada e,por isso, seria sabida a necessidade de demissões. Também afirmou que as dispensas fariam parte das atribuições da gestão, independentemente de ser pública ou privada.

Além disso, a juíza apontou que as rescisões, assinadas em janeiro, foram homologadas pelo Sindicato da categoria e que nenhum direito trabalhista foi negado, o que classificaria como indevidas as indenizações decorrentes das demissões.

“[...] entendo que as dispensas ocorreram em abrigo da legislação em vigor no País, de acordo com o legítimo direito potestativo de romper o contrato, que pertence ao empregador, sendo indevidas quaisquer indenizações deste fato decorrentes”, escreveu a juíza em despacho, no último dia 20 de outubro.

À decisão ainda cabe recurso do sindicato da categoria, que não teve representantes encontrados pela reportagem até a publicação.

O caso

Em janeiro, foram demitidos os funcionários, em razão da situação financeira difícil encontrada na Cohab-RP, porém, a Justiça do Trabalho determinou que os trabalhadores fossem reintegrados mediante multa, o que ocorreu. Em 2015, aconteceu fato semelhante, quando o município demitiu 19 empregados, que tiveram de ser recontratados por determinação da Justiça.

Em agosto deste ano, a companhia, visando economizar recursos, já havia proposto um Plano de Demissão Consentida (PDC), que foi aceito por 12 funcionários. O município esperava economizar cerca de R$ 125 mil ao mês até o fim do ano, com os salários que deixariam de ser pagos.

Leia mais:
Cohab-RP espera economizar R$ 125 mil ao mês com Demissão Consentida


Foto: Carlos Natal – Prefeitura Ribeirão/Arquivo

Compartilhar: