Mata de Santa Tereza recebe primeiras mudas de recuperação nesta quinta, 31
Evento terá início simbólico da recuperação da reserva

Mata de Santa Tereza recebe primeiras mudas de recuperação nesta quinta, 31

Acordo para restauração da reserva, destruída por incêndio em 2014, foi assinado na segunda-feira, 28

Em evento na tarde desta quinta-feira, 31, será realizado o plantio simbólico das primeiras mudas de árvores para a recuperação da Mata de Santa Tereza, em Ribeirão Preto, após a assinatura do Termo de Restauração Florestal da Secretaria do Estado do Meio Ambiente com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), na última segunda-feira, 28.

O termo prevê a recuperação de 40 hectares, dos 98 hectares atingidos pelo incêndio de 2014. Segundo o ex-secretário de Meio Ambiente Ricardo Salles (ele deixou a pasta ainda na segunda), o termo para recuperação do restante da mata seria assinado nas próximas semanas.

No evento desta quinta, será feito o plantio simbólico de mudas de espécies nativas para marcar a nova fase da unidade de conservação. A parceria com a CPTM vai durar 5 anos, incluindo a manutenção e o monitoramento das ações. O plantio na área só pode ser iniciado depois da retirada dos fatores de degradação, no caso as lianas (espécie de trepadeiras).

Outros 41 hectares da área, também disponibilizados no Banco de Áreas do Programa Nascentes pela Fundação Florestal, serão restaurados por meio de outro termo de compromisso de recuperação ambiental (TCRA) firmado entre a Leão Engenharia e a Cetesb.

Novo secretário

O antigo secretário, Ricardo Salles, deixou a pasta no início desta semana, e publicou uma carta no Facebook, que havia sido destinada ao Governador Geraldo Alckmin (PSDB), alegando que pretendia retornar à iniciativa privada. Para o lugar de Salles, o governador escolheu o economista Maurício Brusadin, que é de Jaboticabal, e assumiu a pasta na última quarta-feira, 30.


Foto: Julio Sian - Arquivo

Compartilhar: