Moradores da Ribeirânia rejeitam presença de bloco carnavalesco em 2018
A Associação de Moradores da Ribeirânia (AMOR) diz que procura o Ministério Público para retirada da festividade no local

Moradores da Ribeirânia rejeitam presença de bloco carnavalesco em 2018

Neste ano, o pré-carnaval do Bloco Califórnia deve acontecer nos arredores do Estádio Santa Cruz, na Ribeirânia

Em Ribeirão Preto, alguns moradores do bairro Ribeirânia rejeitaram a ideia de um bloco carnavalesco naquela região, em 2018. O descontentamento acontece depois do anúncio de que o pré-carnaval do Bloco Califórnia acontecerá nos arredores do estádio de futebol Santa Cruz.

Leia mais:
Ribeirão recebe o Carnaval de rua Bloco Califórnia com cinco dias de folia


Os principais questionamentos vêm de moradores e membros da Associação de Moradores da Ribeirânia (AMOR), que representam os munícipes daquele bairro. Este ano, o bloco terá cinco dias de festividade. O pré-carnaval deve acontecer no dia 3 de fevereiro.

Ivens Telles Alves, presidente da associação diz que esta terça-feira, 16, é o último dia para que representantes do Bloco Califórnia mudem de ideia sobre o local. “Vamos tomar as atitudes cabíveis para que o evento não aconteça no bairro. Já estamos protocolando um pedido para enviar ao Ministério Público caso o grupo decida manter a Ribeirânia em seu radar”.

Alves fala que tudo no bairro é desfavorável para tamanha festa. “É um local inadequado em todos os aspectos. Ali, os eventos são realizados dentro do estádio e não fora. Não vamos aguentar isso. Queremos paz e sossego. O bairro não tem espaço para uma festa de tanta proporção”.

Bloco Califórnia

Em 2017, o bloco reuniu cerca de 30 mil pessoas em frente à Praça da Bicicleta, na Zona Sul. Thiago Machado, organizador do bloco fala que a festa será realizada com todas as autorizações necessárias dos órgãos públicos.

“Nossa expectativa para o evento é manter o número de pessoas registrado na edição de 2017. Esperamos manter o sucesso da primeira edição, oferecendo uma festa cheia de alegria, com segurança e conforto para os foliões. Para isso, contaremos com efetivos de segurança particular e apoio da Guarda Municipal e Polícia Militar. O objetivo do evento é ser familiar, uma opção para Ribeirão e região curtir esta festa tão brasileira”. 

Machado diz que a mudança de local ocorre por conta da quantidade de pessoas que participaram no último ano. “Devido ao sucesso do número de público, este ano optamos pela mudança do local para comportar um maior número de pessoas e, assim, oferecer um evento com segurança e comodidade para todas as famílias”.

Sobre as reclamações dos moradores do bairro, o organizador fala que tem participado de todas as reuniões necessárias com a associação e também com órgãos públicos envolvidos. “O local escolhido comporta o volume de público esperado e tudo será realizado dentro do horário definido, sem interferir na questão do sossego dos moradores do bairro. Não haverá barulho fora do horário permitido. E tudo será realizado dentro da legalidade”.

Patrimônio histórico da cidade

A Secretaria Municipal da Cultura diz que apoia e incentiva as manifestações carnavalescas. “O carnaval é um conjunto de manifestações populares que fazem parte do patrimônio histórico imaterial e da própria identidade do brasileiro. As cidades com visão turística sabem da importância de apoiar essas manifestações. Ribeirão Preto tem várias manifestações carnavalescas e acompanha a tendência dos blocos, como ocorre nas grandes capitais”.

A secretária diz que o pré-carnaval ocorrerá no entorno do estádio Santa Cruz, por se uma área que tradicionalmente recebe grande público e cuja estrutura permite visibilidade e segurança, além de não impedir o trânsito nas grandes avenidas.

“O presidente da associação de bairros se recusou a falar com os funcionários responsáveis pelo carnaval na secretaria da cultura. Procurou diretamente o órgão que o convidou para diálogo na secretaria. O mesmo preferiu falar direto à Casa Civil”, afirma a secretaria em comunicado ao Portal.

Retorno Botafogo

Questionado sobre a realização do evento carnavalesco ao entorno do estádio Santa Cruz, o presidente do Botafogo, Gerson Engracia, fala que o clube não vai se opor ao pré-carnaval.

“Não temos nada o que opor. A realização da festa cabe às autoridades públicas, pois o espaço é municipal e fica fora do estádio Santa Cruz. Temos uma ótima relação com as pessoa. Para o Botafogo a festa de carnaval pode acontecer”, finaliza Engracia.


Foto: Divulgação

Compartilhar: