Moradores do Ribeirão Verde reclamam de descarte de galhos e plantas
Moradores do Ribeirão Verde reclamam de descarte de galhos e plantas

Moradores do Ribeirão Verde reclamam de descarte de galhos e plantas

Eles temem que espaço seja foco de incêndios e queimadas; Prefeitura diz que estuda transferência do descarte do local

Moradores do bairro Ribeirão Verde, na Zona Leste de Ribeirão Preto, reclamam do descarte de folhas e galhos caídos de árvores que são despejados pela Prefeitura de Ribeirão Preto desde o ano passado, em um terreno no bairro. A Administração Municipal diz que estuda uma solução.

O terreno, que é do município e fica na Avenida Antônia Mugnato Marincek, é utilizado pela prefeitura para o descarte do chamado resíduo verde, que são restos de podas de árvores, capinagem, plantas mortas, folhas e madeira, entre outros, e está sendo utilizado para estes fins desde o início de 2016.

O presidente da Associação de Moradores do Complexo Ribeirão Verde, Luís Antonio França, conta que a gestão municipal anterior tinha até proposta que ali foi instalado uma usina de reciclagem, porém, declinou do projeto em razão da proximidade do terreno com imóveis residenciais.

França diz que os moradores do bairro têm medo de que esses resíduos possam ser focos de incêndio, o que ele aponta que seria “um caos para quem mora no entorno”. “Antes este material era moído, hoje não mais. Desde então, nós estamos falando para os responsáveis que essa área não é adequada, entretanto, a situação só foi piorando até chegar nesta realidade”, diz o presidente da associação. “Claramente as pessoas vendo esta situação, começam a jogar lixo e entulho nas proximidades”, lamentou.

Em razão disso, os representantes dos moradores se reuniram com o coordenador de Limpeza, Alexandre Betarello, nesta semana, para pedir que o serviço saia de lá. O que foi concedido pela prefeitura, porém ainda sem data para a definição.

Por nota, “a Coordenadoria de Limpeza Urbana informa que a Administração Municipal está empenhada em buscar uma nova área para o descarte proveniente do resíduo verde, e também recursos junto ao Governo Estadual para que esta nova área entre em atividade. Trata-se de um projeto que envolve uma ação conjunta de várias secretarias municipais, como Meio Ambiente, Infraestrutura e a Defesa Civil”.


Foto: Arquivo pessoal

Compartilhar: