Motoristas de ônibus anunciam greve a partir desta terça-feira em Ribeirão Preto

Motoristas de ônibus anunciam greve a partir desta terça-feira em Ribeirão Preto

Motoristas protestam após receberem apenas 50% do salário do mês de janeiro

*Notícia atualizada às 8h31 desta terça-feira, 8

Os motoristas do transporte coletivo de Ribeirão Preto entrarão de greve a  partir desta terça-feira,8, a decisão veio após o não pagamento dos salários integrais da categoria. Nesta segunda-feira, 7, os motoristas realizaram uma paralisação das 11h às 14h, no Terminal Evangelina de Carvalho Passig, no Centro.

Segundo João Henrique Bueno, presidente do  Sindicato dos Empregados do Transporte Urbano de Ribeirão Preto (SEETURP ), na última sexta-feira, 4, foi liberado apenas 50% do salário dos trabalhadores, que atuaram no mês de janeiro. E hoje, após uma reunião com o sindicato, as empresas comunicaram que não há dinheiro disponível para efetuar o pagamento.

"Infelizmente, nós fomos pegos de surpresa na última sexta-feira. Nós trabalhamos o mês de janeiro inteiro, com toda responsabilidade transportando a população de Ribeirão Preto. As empresa, por falta de respeito com seus empregos, pagaram apenas 50% do salário", declarou Bueno. 

Como forma de protesto, o presidente do sindicato afirmou que nenhum dos 340 ônibus sairá da garagem amanhã. Por meio de nota, o Consórcio PróUrbano, que administra o transporte coletivo na cidade, informou que desde o início da pandemia, as empresas do consórcio têm usado recursos obtidos por meio de empréstimos para dar continuidade à operação. "O Consórcio PróUrbano fez todos os esforços possíveis para honrar o pagamento do salário dos colaboradores, no entanto, conseguiu pagar apenas metade na sexta-feira passada. Diante dessa situação, está viabilizando mais um empréstimo para pagar os 50% restantes. Esse novo empréstimo deve sair até o dia 18 de fevereiro, até essa data, o restante do salário deve ser liquidado e será pago junto o adiantamento, que deveria ser pago no dia 20. Caso a greve seja decretada, o departamento jurídico irá ao TRT de Campinas para obrigar o retorno parcial da operação", disse a empresa na nota. 

Confira a nota na íntegra:

"Desde o início da pandemia, as empresas têm usado recursos externos para continuar a operação. Nesses últimos dois anos, os empréstimos feitos pelas duas empresas do Consórcio já ultrapassaram 60 milhões. O transporte é um serviço público essencial realizado por empresas privadas e precisa de suporte para custear a operação com gratuidades e todos os custos envolvidos. Empresas de transporte de todo o país receberam aportes e recebem subsídios mensais para que consigam manter a operação. O Consórcio PróUrbano fez todos os esforços possíveis para honrar o pagamento do salário dos colaboradores, no entanto, conseguiu pagar apenas metade na sexta-feira passada. Diante dessa situação, está viabilizando mais um empréstimo para pagar os 50% restantes. Esse novo empréstimo deve sair até o dia 18/2, até essa data, o restante do salário deve ser liquidado e será pago junto o adiantamento, que deveria pago no dia 20/2. Caso a greve seja decretada, o departamento jurídico irá ao TRT de Campinas para obrigar o retorno parcial da operação".

 

Leia mais:
Câmara discute aumento da passagem de ônibus em Ribeirão Preto
 


Imagem: F L Piton

Compartilhar: