No Dia de Finados, voluntários levam palavras de consolo e espiritualidade
Jovens e adultos participam de ações voluntárias em apoio aos que perderam um ente querido

No Dia de Finados, voluntários levam palavras de consolo e espiritualidade

Cerca de 70 mil pessoas devem visitar os cemitérios da cidade e Bonfim Paulista neste sábado, 2

Cada um possui uma maneira de lidar com a morte de um ente querido. De visões otimistas, até as mais pessimistas, o luto é um rito de passagem marcante na vida de qualquer um. Pensando nisso, grupos de voluntários, de diferentes vertentes religiosas, foram até os cemitérios de Ribeirão Preto para prestarem apoio aos visitantes.

A universitária Isabele Silva acordou às 5 horas da manhã deste sábado, 2. Junto de um grupo de mais quatro jovens, se encontraram na Igreja Batista Monte Sião, nos Campos Eliseos, e foram ao Cemitério da Saudade, assim que o local foi aberto ao público.

"Sabemos que, como é Dia de Finados, as pessoas estão muito sensibilizadas pela morte e viemos trazer uma palavra de esperança, que é a palavra de Jesus. Além da certeza da vida eterna", comenta.

Aproveitando o momento de espiritualidade, o bombeiro reformado Paulo Sérgio de Oliveira angaria fundos para a Sociedade São Vicente de Paula, que auxilia pessoas carentes de Ribeirão Preto. "Qualquer coisa acima de um centavo, estamos aceitando", declara com bom humor o voluntário aos visitantes.

Segundo Oliveira, apesar do asilo São Vicente de Paula, na Rua João Clapp, ter fechado, a sociedade ainda faz doações para as pessoas mais necessitadas. "Levamos auxílio espiritual, e alguma coisinha material. E destinamos essas doações para ajudar em uma cesta básica, pagar alguma conta. Nós avaliamos quem realmente precisa e ajudamos", explica.

Um grupo que é sempre visto nos arredores do Cemitério da Saudade, mesmo durante o restante do ano, são os testemunhas de Jeová. "Nossas publicações levam a pessoa diretamente a buscar o consolo na bíblia. Nesses textos, nós temos várias perguntas sobre a vida e a morte e a explicação com base na bíblia", explica Fernanda Correa. 

Fiéis aguardam o início da missa no Cemitério da Saudade

Movimento

Os cemitérios municipais de Ribeirão Preto, Cemitério da Saudade e Cemitério Bom Pastor, devem receber cerca de 50 mil pessoas neste sábado, 2, Dia de Finados. Já em Bonfim Paulista, a expectativa é que 20 mil pessoas compareçam para prestar suas homenagens.

Os horários de funcionamento serão à partir das 6h até às 18h. Por conta da data, diversos órgãos estarão realizando apoio, como a Secretaria Municipal da Saúde, a Secretaria Municipal da Assistência Social, a Secretaria Municipal de Infraestrutura, a Transerp, a Polícia Militar, a Guarda Civil Metropolitana, Coordenadoria de Limpeza Urbana, o Daerp e a Fiscalização Geral.

Ação especial

Tradicionalmente, no Dia de Finados, o grupo Uniprev-Prever promove ações para proporcionar suporte aos visitantes dos cemitérios de Ribeirão, Bonfim Paulista, Serrana, Cajuru, Serra Azul e Jardinópolis.

Na ocasião, a empresa vai disponibilizar, das 7h30 às 15h, equipes para medir pressão arterial dos visitantes, além de realizar massagens rápidas. Também haverá música clássica e distribuição de brindes. Além disso, atores profissionais, vestidos de anjo, estarão no espaço da empresa para interagir com os visitantes do cemitério Bom


Fotos: Paulo Apolinário

Compartilhar: