Novas câmeras do Olhos de Águia na região central vão identificar placas de veículos
Sistema terá ampliação na região central, com 16 novas câmeras, e 24 substituídas por modelos mais modernos

Novas câmeras do Olhos de Águia na região central vão identificar placas de veículos

Licitação no valor de R$ 1,9 milhão foi publicada no Diário Oficial e vai instalar 40 equipamentos em Ribeirão Preto

A Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto abriu licitação para a aquisição e instalação de novas câmeras de monitoramento que serão implantas por meio do projeto Olho de Águia, na região do Centro da cidade. O aviso de licitação foi publicado no Diário Oficial do Município da última sexta-feira, 6.

Segundo a Prefeitura, o investimento estimado é de R$ 1.983.776,94. Os equipamentos de videomonitoramento e o software terão a capacidade de realizar o reconhecimento e registro de placas de veículos em vias urbanas e, dessa forma, identificar e coibir crimes.

Ao todo, serão instaladas 40 câmeras, sendo 24 que irão substituir câmeras em pontos já existentes, que estão defasadas tecnologicamente, e mais 16 equipamentos em novos pontos estratégicos, como a confluência das avenidas Francisco Junqueira e Jerônimo Gonçalves, das ruas Rui Barbosa e Tibiriçá, São José e Américo Brasiliense, entre outros locais.

A licitação para a aquisição dos equipamentos será feita por pregão eletrônico, sendo que o recebimento das propostas poderá ser feito até 23 de março, data que será realizada a disputa de preços.

Detecta

Ainda de acordo com a Prefeitura de Ribeirão, os novos equipamentos do Olho de Águia estarão integrados ao Sistema Detecta de monitoramento inteligente desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e que tem previsão para ser licitado ainda neste mês. O sistema será capaz de detectar e alertar os órgãos de segurança em segundos sobre veículos suspeitos de roubo ou furto e até mesmo aqueles envolvidos em outras ocorrências de interesse de segurança, facilitando a atuação.

O programa Detecta, quando instalado, permitirá que outras câmeras particulares (como de associações de bairros, por exemplo), desde que atendidos os requisitos técnicos mínimos, integrem o sistema, aumentando ainda mais a área de cobertura.

Ampliação

Em agosto de 2018, quando assinou convênio para a implementação de 30 câmeras de segurança no anel viário da cidade, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB), disse que a meta, até o final de seu mandato, é colocar em funcionamento 500 câmeras em Ribeirão Preto. 

Nogueira diz que Ribeirão terá 500 câmeras de segurança até o final de seu mandato


Foto: Rubens Okamoto / Prefeitura de Ribeirão Preto

Compartilhar: