Novembro registrou queda da criminalidade em Ribeirão Preto, aponta SSP
Apesar da redução, crimes de estupro e roubos de veículos não apresentaram melhora

Novembro registrou queda da criminalidade em Ribeirão Preto, aponta SSP

Porém, estupro de vulneráveis segue como um problema na região de Ribeirão Preto

O mês de novembro apresentou uma queda nos índices de criminalidade em Ribeirão Preto, segundo dados da Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo (SSP).

Houve uma queda no número de delitos na maioria das categorias observadas. Porém, o número de furtos de automóveis aumentou. Em setembro, foram 31 casos registrados, em outubro, 43 ocorrências, e em novembro, 48.

Já os casos de estupro não apresentaram melhora significativa. Foram seis casos em novembro e seis em outubro. Desde o início do ano, foram 69 ocorrências. Também houve um crescimento, de outubro para novembro, nos estupros de vulneráveis, saindo de 2 casos para 4. Foram 42 ocorrências do tipo em 2019.

Crimes de roubo, furto, furto de veículo, lesão corporal e homicídio, apresentaram redução.

Todavia, a melhora na segurança será posta à prova em dezembro e janeiro, meses que, historicamente, os índices de roubos e furtos costumam subir.  Em dezembro de 2018, por exemplo, o número de furtos foi cerca de 28% maior do que o restante do ano.

Em 2019, o mês mais violento do ano, até o momento, foi o de janeiro. No primeiro mês deste ano, foi registrado o record de furtos (953) e roubos de veículos (69), e roubos (327).

Produtividade

Desde o início do ano, foram instaurados 4,6 mil inquéritos policiais em Ribeirão Preto, sendo 378 somente no último mês. 

Também em novembro, foram presas 222 pessoas em flagrante, número acima da média de 213 prisões ao mês, em 2019. Além de 10 armas de fogo apreendidas e 43 veículos recuperados. 

Região

Os números na região de Ribeirão Preto pouco evoluíram. Apesar da retração no número de estupros, de 28 para 19, o número de estupro de vulneráveis segue alto. Foram 67 em outubro e 63 em novembro.

A quantidade de furtos apresentou elevação de 7,95%. Ao todo, foram 3336 furtos na região.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: