Operação Bicho Bom: Ipem encontra irregularidades em Ribeirão Preto
Operação Bicho Bom: Ipem encontra irregularidades Ribeirão Preto

Operação Bicho Bom: Ipem encontra irregularidades em Ribeirão Preto

Ao todo, foram encontradas irregularidades em 25% dos 52 produtos avaliados em cinco cidades do País

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) encontrou irregularidades em produtos de uso veterinário em Ribeirão Preto. Ao todo, dois dos 10 itens fiscalizados tiveram problemas.

Os produtos com falhas encontrados no município foram de alimentos para cães, como a falta de 17,7 gramas da ração da marca Pedigree, na embalagem de 900 gramas. No total, 13 amostras foram analisadas desta marca, porém apenas duas apresentaram erros.

Outro alimento que teve problema foi da marca Doguitos. Foram verificadas 20 amostras, sendo que sete estavam com erros - o maior foi a falta de 5,8 gramas no pacote.

Em nota, a assessoria de imprensa da empresa Master Foods Brasil Alimentos, responsável pelo produto Pedigree, comunicou que os resultados obtidos pelo Ipem estão sendo avaliados internamente. “Em face às análises realizadas pela ‘Operação Bicho Bom’, esclarecemos que o processo de empacotamento de nossos produtos inclui balanças de precisão e protocolos de controle rigorosos, com amostragem e análise na linha de produção para garantir que nenhum lote deixe as nossas fábricas sem cumprir todos os padrões de qualidade estabelecidos, incluindo peso”, diz a nota.

Já a assessoria responsável pela marca Doguitos informou que a Nestlé monitora, continuamente, os padrões de qualidade de seus produtos por meio de análises laboratoriais e segue, estritamente, a legislação em vigor e os regulamentos técnicos do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). 

"Tanto a formulação, como o processo de manufatura e embalagem são padronizados e possuem controles rigorosos, visando a garantir a qualidade e a entrega nutricional, conforme os valores declarados no rótulo. Nesse contexto, a Nestlé destaca que os laudos técnicos de monitoramento dos valores declarados na embalagem de seus petiscos para cães não evidenciam nenhum desvio nos parâmetros", afirma a nota. 

Operação

Além de Ribeirão Preto, a operação denominada “Bicho Bom” fiscalizou produtos em pontos de vendas de pequeno, médio e grande porte, em Bauru, São José do Rio Preto, São Carlos e São Paulo.

Os itens avaliados foram: ração, vacinas, suplementos, remédios, energéticos, antissépticos, bactericidas, brinquedos, produtos para limpeza, banho e sanitários voltados para aves, cães, gatos, coelhos, peixes, répteis, roedores, suínos, bovinos, ovinos, caprinos e equinos.

No total, foram encontradas irregularidades em 25% (13) dos 52 produtos avaliados. Os produtos com maior índice de problemas foram os alimentos.


*Conteúdo atualizado no dia 05/09/2016, às 12h, para colocar a resposta da Nestlé, responsável pelo produto Doguitos. 


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: