Penitenciária da região realiza 1ª Jornada de Cidadania e Empregabilidade
Evento será realizado durante toda semana

Penitenciária da região realiza 1ª Jornada de Cidadania e Empregabilidade

Inaugurada há pouco mais de um ano, unidade prisional de Guariba terá mutirão de serviços com ações de cidadania e saúde

Inaugurada em março de 2018, a Penitenciária Feminina de Guariba realizará, de 20 a 24 de maio, a 1ª Jornada de Cidadania e Empregabilidade, que oferecerá uma série de atividades às reeducandas com o objetivo de prepará-las para o retorno à sociedade.

Durante toda a semana, as presas contarão com atendimentos médicos, jurídicos e odontológicos, além de uma oficina de maquiagem e ações culturais, como clube de leitura e aula de origami – arte milenar japonesa de dobrar papel, criando personagens e objetos variados.  

O evento é uma iniciativa da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) do Estado. O mutirão de serviços na unidade prisional inclui, ainda, regularização de documentos, palestras motivacionais, educativas e de cuidados com a saúde, abordando temas como prevenção e combate à dengue e às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).  

As detentas também terão à disposição testes rápidos, como aferição da glicemia capilar (diabetes) e pressão arterial (hipertensão), e participarão de debates sobre empregabilidade e visibilidade da mulher no mercado de trabalho.  

Balanço

Desde o início do programa, em 2015, nos presídios abrangidos pela Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Noroeste (CRN), já foram emitidos ou regularizados 45.658 novos documentos: CPF (13.474); RG (18.348); Carteira de Trabalho/Previdência Social (3.212); Título de Eleitor (896); e 9.728 certidões  (nascimento, casamento e óbito).

Ao todo, as unidades regionais prestaram mais de 220 mil atendimentos jurídicos e de saúde, incluindo participações de reeducandos (homens e mulheres) em palestras sobre educação e empregabilidade.

A primeira edição do evento na Penitenciária de Guariba prevê a regularização ou emissão de 40 RGs e mais de 800 atendimentos jurídicos e de saúde, incluindo palestras em geral.  

Cerimônia solene

Nesta terça-feira, 21, às 9h, será realizada a abertura oficial da Jornada de Cidadania e Empregabilidade da Penitenciária Feminina de Guariba, com a presença de autoridades da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), do município e também de parceiros do presídio.

Esta será a primeira edição do projeto na unidade prisional. A ação, porém, ocorre anualmente em presídios de todo o Estado de São Paulo.

 


Foto: Divulgação

Compartilhar: