Prefeitura de Ribeirão anuncia convênio com instituição de ensino para revitalizar museus
Há dois anos, o Museu Histórico e do Café estão fechados, após queda de forro sobre acervo

Prefeitura de Ribeirão anuncia convênio com instituição de ensino para revitalizar museus

De acordo com comunicado, acordo deve ser selado na semana que vem, e espaço será utilizado por estudantes

No dia seguinte ao incêndio que destruiu o acervo do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, a Prefeitura de Ribeirão Preto anunciou, nesta segunda-feira, 3, que realizará convênio com um centro universitário do município para revitalização dos museus do Café e Histórico.

O Portal Revide mostrou que a situação dos museus ribeirãopretanos é bem complicada, e que eles sofrem com falta de investimentos e estão fechados há dois anos, quando parte do forro do Museu Histórico desabou sobre o acervo.

Leia mais:
Tragédia no Museu Nacional reforça alerta de historiadores de Ribeirão ao município

Segundo a prefeitura, será firmado um convênio na próxima semana com o Centro Universitário Moura Lacerda, para a revitalização dos espaços. De acordo com o Governo, o projeto de revitalização dos museus deverá ser entregue pela instituição de ensino em seis meses.

Em compensação, o espaço será utilizado para visitação e estágio dos alunos da faculdade. Os investimentos no valor de R$ 6,6 milhões serão provenientes da Lei Rouanet.

Ainda, segundo a administração municipal, o Museu do Café receberá investimento de R$ 250 mil do Ministério do Turismo, que será destinado à Casa do Colono. A prefeitura também informou que, desde o ano passado, o museu passa por melhorias, como o tratamento do madeiramento contra cupins, troca de forro e telha, limpeza do telhado, além da recuperação dos caibros e adequações elétricas.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: