Prefeitura de Ribeirão Preto promete rever Plano Diretor até agosto
Prefeitura de Ribeirão Preto promete rever Plano Diretor até agosto

Prefeitura de Ribeirão Preto promete rever Plano Diretor até agosto

Administração define cronograma de revisões do Plano e da Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo

O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB), afirma que revisão do Plano Diretor deve ser encaminhada para a Câmara Municipal até agosto deste ano. O cronograma de revisões foi definido em reunião com secretários na quarta-feira, 29, junto com o da Lei de Parcelamento Uso e Ocupação do Solo, que deve ficar para depois.

De acordo com a prefeitura, as discussões já começam em abril com a escolha dos técnicos que conduzirão o processo de discussão das duas leis. A do Plano Diretor deverá ser enviada à Câmara primeiro e, depois, a de Uso e Ocupação do Solo. O prefeito quer a parceria do Legislativo na discussão e deve convidar os vereadores para uma reunião já na próxima semana.

“Vamos trabalhar com objetividade, convidar a Câmara e buscar atrair a sociedade para a discussão, para cumprir um cronograma que é bastante apertado, mas viável”, disse o prefeito. Ele já determinou que cada secretaria ou órgão da Administração Municipal defina os representantes no trabalho.

Na última vez que a prefeitura enviou a revisão do Plano Diretor à Câmara Municipal, em 2015, ele foi rejeitado, com votos, inclusive da base aliada do governo da ex-prefeita Dárcy Vera. Na ocasião, os vereadores disseram que tiveram pouco tempo para discutir, já que foram constatadas muitas falhas.

Audiências públicas

Após o início do processo serão agendadas as audiência públicas para participação da sociedade com sugestões que serão analisadas pelos técnicos. Pela complexidade, a lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo terá audiências distintas para a discussão de cada tema da lei.

Também serão feitas reuniões com entidades representativas da sociedade civil organizada. Todo o trabalho terá acompanhamento do Ministério Público Estadual. Cumprido todo o cronograma, o projeto do Plano Diretor deve ficar pronto em agosto deste ano. Já a lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo deve demorar um pouco mais.


Foto: JF Pimenta

Compartilhar: