Prefeitura já recebeu 70 inscrições de ambulantes para o Centro de Ribeirão Preto
Inscrições terminam às 17h desta sexta-feira, 23

Prefeitura já recebeu 70 inscrições de ambulantes para o Centro de Ribeirão Preto

Ao todo, governo disponibilizou 50 pontos para que ambulantes voltem ao quadrilátero central

Até o momento, 70 ambulantes já se inscreveram para pleitearem uma das 50 vagas disponíveis para a categoria no Centro de Ribeirão Preto. As inscrições serão encerradas às 17h desta sexta-feira, 23.

Após o término do prazo para inscrições, as fichas preenchidas e os documentos apresentados serão analisados pela Prefeitura.

Segundo o edital, 10% das vagas são preferenciais para pessoas com deficiência. Caso não haja demanda, as vagas poderão ser preenchidas pelos demais.

A proposta do governo é incentivar que os comerciantes migrem para estabelecimentos perenes como o Centro Popular de Compras e o Shopping Popular de Compras.

Todos os que forem regularizados para atuarem no Quadrilátero Central terão preferência para conseguir um módulo nesses estabelecimentos.

A autorização para atuar no Centro terminará em 90 dias. Durante esse período, segundo a Secretaria de Planejamento e Gestão Pública, o Centro Popular de Compras e o Shopping popular de Compras, passarão por uma “modernização”.

“Com Plano de Negócios formulados junto com parceiros do setor, poderá haver outros locais como tais estabelecimentos”, informou a pasta.

Os ambulantes autorizados serão encaminhados para essas alternativas, com treinamento e orientação. Não há previsão de renovação do Decreto.

Leia mais:
Entenda como irá funcionar a volta dos ambulantes ao Centro de Ribeirão Preto

Pressão

A Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) e o Sindicato do Comércio Varejista (Sincovarp) são contrários ao projeto.

“Esta flexibilização continuará a promover uma concorrência desleal e predatória aos lojistas legalmente estabelecidos que pagam aluguel, arcam com diversos custos de operação e altos tributos para manter seus negócios ativos, obtendo pouco retorno do poder público”, informou a nota conjunta da Acirp e Sincovarp.

Leia mais:
Comércio diz que liberação de vendedores ambulantes em Ribeirão Preto é retrocesso

 


Foto: Ibraim Leão

Compartilhar: