Prefeitura não paga empresa e coleta de lixo domiciliar está suspensa

Prefeitura não paga empresa e coleta de lixo domiciliar está suspensa

Paralisação começou na noite desta terça-feira, 30, de forma parcial, e caminhões não foram às ruas nesta quarta-feira, 31

Sem receber integralmente pelo serviço de coleta de lixo doméstico há cerca de um ano, a empresa Estre Ambiental suspendeu a coleta em Ribeirão Preto. Nenhum caminhão de coleta saiu para as ruas nesta quarta-feira, 31, segundo informações da empresa. A paralisação teve início de forma parcial na noite de terça-feira, 30, e atingiu todos os setores nesta quarta.

“A Estre Ambiental enfrenta, desde a noite de ontem, dificuldades para realizar a totalidade dos serviços de limpeza urbana em Ribeirão Preto, em decorrência dos atrasos no pagamento dos serviços prestados à prefeitura. A empresa está mantendo diálogo com o poder municipal para reduzir o impacto à população e regularizar a situação o mais breve possível", informou a empresa em nota.

De acordo com a empresa, a dívida da prefeitura ultrapassa os R$ 45 milhões e até o Ministério Público foi acionado. Um acordo foi feito, mas não teria sido cumprido. A coleta é feita em 50 setores da cidade, divididos em dias da semana, com três coletas semanais em cada setor. Assim, se a coleta não for retomada nesta quinta-feira, 1º, 100% do serviço estará paralisado.

Em nota, a prefeitura não respondeu às perguntas sobre o valor da dívida e nem de quanto tempo é o atraso. “A Administração Municipal informa que já está em contato com a empresa para regularização do serviço”, informou apenas. A empresa não confirmou a existência de qualquer negociação até as 16h desta quarta-feira.

A Estre Ambiental é a responsável pela coleta de aproximadamente 600 toneladas de lixo por dia. Também faz o transbordo do lixo coletado e dá a destinação final, na Central Geral de Resíduos (CGR) de Guatapará.

Perguntas e resposta

Veja as perguntas feitas à Prefeitura e a resposta enviada

Há informação de suspensão de coleta de lixo em parte da cidade em função do atraso em pagamentos por parte da Prefeitura à empresa responsável pelo trabalho.

A informação procede?

Outros bairros ficarão sem a coleta nos outros dias?

A prefeitura tem atrasado pagamentos à empresa?

Qual o valor da dívida?

Quais medidas estão sendo tomadas para evitar que a suspensão se prolongue?

Resposta da prefeitura: A Administração Municipal informa que já está em contato com a empresa para regularização do serviço.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: