Prefeitura se reúne com entidades do comércio para definir obras do corredor do Quadrilátero Central
Cronograma vai considerar datas importantes para o setor e será divulgado com antecedência
Representantes das entidades do comércio e de prestação de serviços definiram, em conjunto com os dirigentes municipais, as normas que serão adotadas para a obra do corredor de ônibus do Quadrilátero Central.
Participaram da reunião ocorrida nesta terça-feira, 09, o ACI-RP; a CDL; o Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Restaurantes, Bares e Fast-Foods de Ribeirão Preto e Região; Sincomércio (Sindicato dos Empregados no Comércio de Ribeirão Preto); Sincovarp (Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto); Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Alta Mogiana); AEAARP (Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto); Instituto Ribeirão 2030 e a DGB Engenharia, empresa responsável pela obra do corredor do Quadrilátero Central.
Pela prefeitura, participaram a Secretaria Municipal da Casa Civil, a Secretaria Municipal de Obras Públicas e a Transerp.
O cronograma vai levar em conta datas importantes para o comércio, como o Dia das Mães, Dia das Crianças, Natal, Ano Novo etc.
Mesmo nos dias comuns, as obras serão feitas trecho a trecho, de modo que apenas um ponto seja interditado por vez. Com isso, o motorista que passar ali só terá de fazer uma volta no quarteirão.
Também será levado em conta a acessibilidade dos pedestres, com a opção de rampas ou passagens, quando necessário, para manter o acesso às lojas em frente ao trecho em obras.
Todas as rotas alternativas serão divulgadas com antecedência, assim como o avanço das obras, trecho a trecho.
Com 4 km de extensão e previsão de entrega para maio do ano que vem, o corredor do quadrilátero central vai cruzar por várias ruas e avenidas do Centro e custará R$ 20.774.887,51.
As ruas do centro em que haverá corredores são:
• Avenida Francisco Junqueira (começando na altura da rua Barão do Amazonas e seguindo até o cruzamento com a Jerônimo Gonçalves)
• Avenida Jerônimo Gonçalves (começando no cruzamento com a Francisco Junqueira e seguindo até o terminal Evangelina de Carvalho Passig, perto da Câmara Municipal)
• Ruas Florêncio de Abreu e Lafaiete, que seguem paralelas (com início na altura da Jerônimo Gonçalves, seguindo até a esquina com a Avenida Independência, onde encontra-se com outro corredor, já pronto)
• Ruas Visconde de Inhaúma e Barão do Amazonas, paralelas entre si (a partir da Francisco Junqueira até o cruzamento com a Nove de Julho, onde encontra-se com o corredor da Nove, que também será iniciado em breve)
A construção do corredor do Quadrilátero Central faz parte do programa Ribeirão Mobilidade, que abrange 30 grandes obras de intervenção viária para melhorar o trânsito e o transporte público em toda a cidade.
Dessas, 18 já estão prontas, inclusive seis dos 11 corredores de ônibus, que se unirão, interligando toda a cidade numa malha de 56 km de extensão, com faixas exclusivas para ônibus, agilizando o transporte público e o fluxo dos demais veículos, nas pistas exclusivas para eles.
Cerca de 3 milhões e 500 mil usuários de ônibus serão beneficiados mensalmente, além de mais de um milhão de veículos de Ribeirão Preto e região, que circulam diariamente pela cidade.
Divulgação/Prefeitura de Ribeirão Preto