Prefeitura terá vinte dias para recorrer de liminar dos Jogos Abertos

Prefeitura terá vinte dias para recorrer de liminar dos Jogos Abertos

Caso decisão do juiz da Vara da Infância e Juventude seja confirmada, a cidade pode ser a primeira a desistir dos Jogos

O juiz da Vara da Infância e Juventude, Paulo César Gentile, concedeu liminar que proíbe a Prefeitura de Ribeirão Preto de suspender as aulas e utilizar escolas como alojamento para os atletas durante os Jogos Abertos, previstos para acontecerem de 26 de outubro a 7 de novembro.

Ao todo, serão necessárias 143 escolas – 69 estaduais e 74 municipais – para alojar cerca de seis mil atletas de 240 municípios.

A ação civil pública foi movida pelo promotor Ramon Lopes Neto. Ele explica que o Ministério Público entende que há erro em deixar de lado a finalidade da escola para servir de alojamento. “Principalmente as infantis, já que durante o campeonato não haverá aula”, reforça.

O secretário de esportes de Ribeirão Preto, Layr Luchesi Júnior, afirma que o município não terá como abrigar as delegações caso a decisão se confirme. “É preciso ampliar o ponto de vista. Escola não é apenas ler e escrever. O evento trará atletas olímpicos para a cidade, atletas que servem de exemplo para os estudantes de Ribeirão Preto. Esporte e Cultura também são caminhos para a educação”, ressalta Luchesi.

A dirigente regional de Ensino, Simone Maria Locca, afirma que foi notificada da decisão através da Secretaria da Educação do Estado e que já prestou esclarecimentos à promotoria, afirmando que, da parte das escolas estaduais, todas as medidas foram tomadas antecipadamente. “Devido à greve das escolas da rede estadual e o anúncio da realização dos jogos, tanto alunos quanto professores retornaram antecipadamente às aulas. Portanto, os dias de recesso durante os Jogos Abertos já foram repostos”, explica a dirigente, que cita ainda os feriados dos dias 28 de outubro (Dia do Servidor Público) e 2 de novembro (Finados). “Serão trezes dias de recesso”, completa.

Em nota, a Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da Prefeitura informou que foi notificada somente na tarde desta quarta-feira, dia 26, e que entrará com recurso para reverter a decisão. Do contrário, “se a decisão da Justiça for mantida, inviabilizará a realização dos Jogos Abertos no município”, informou.

Revide on-line
Bruno Silva

Compartilhar: