Programa Cidades Sustentáveis quer adesão de candidatos de Ribeirão Preto

Programa Cidades Sustentáveis quer adesão de candidatos de Ribeirão Preto

Com 12 eixos temáticos, programa incorpora de maneira integrada as dimensões social, ambiental, econômica, política e cultural

O lançamento da nova plataforma do Programa Cidades Sustentáveis (PCS) ocorre em Ribeirão Preto, nesta quarta-feira, 3, às 20h, no Sesc, à Rua Tibiriçá, 50, Centro. O evento é organizado pelo Movimento Ribeirão Sustentável - grupo multidisciplinar aberto, com pessoas e instituições da sociedade civil.

A organização tem parceria com a Rede Nossa São Paulo que idealizou o PCS e é coordenada por Oded Grajew. A instituição da capital será representada neste evento pelo assessor Américo Sampaio.

No âmbito das eleições municipais de 2016, o evento está aberto à participação de todos partidos políticos pré-candidatos e candidatos à prefeitura de Ribeirão Preto. O evento objetiva firmar o engajamento com o Desenvolvimento Sustentável através da assinatura da Carta de adesão aos compromissos do Programa.

Todas as organizações da sociedade civil preocupadas com a sustentabilidade e qualidade de vida no município e região também podem participar.

O PCS é uma iniciativa lançada no Brasil em 2011, por três organizações da sociedade civil brasileira: a Rede Nossa São Paulo, o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e a Rede Social Brasileira por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis.

Tem como objetivo mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades se desenvolvam de forma socialmente justa, ambientalmente correta, economicamente viável e culturalmente aceito – patrimônios multidimensionais da sustentabilidade.

Este programa tem a prioridade em implementar e municipalizar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ou "Agenda 2030" no Brasil. Os ODS reúnem 17 macro objetivos e 169 metas a serem implementados em nível municipal e regional aprovados em setembro de 2015 pela Assembleia Geral da ONU.

Estruturado em 12 eixos temáticos, o programa incorpora de maneira integrada as dimensões social, ambiental, econômica, política e cultural, além de oferecer aos gestores públicos uma completa agenda de sustentabilidade urbana - a Plataforma Cidades Sustentáveis.

O evento apresentará em vídeo as Metas de Sustentabilidade para os Municípios Brasileiros e um conjunto de indicadores associados a esta agenda e casos de boas práticas exemplares nacionais e internacionais, como referência a serem perseguidas pelos municípios.

Ressaltará também políticas públicas que já apresentam bons resultados em todas as áreas da administração. O Programa Cidades Sustentáveis conta atualmente com 284 municípios signatários, entre eles 22 capitais e o Distrito Federal.

Ribeirão Preto é uma das signatárias, mas pouco foi feito propositadamente. Em 2012 todos os candidatos a prefeito, incluindo a prefeita reeleita Dárcy Vera (PSD), assinaram a carta de adesão, sem que a atuação em desenvolvimento sustentável fosse efetivamente cumprida.

A sustentabilidade reflete uma visão de mundo equilibrado, como um dos mais generosos ideais. Comparável, talvez, ao bem mais antigo de “justiça social”, exprime os mais nobres desejos coletivos enunciados pela humanidade, ao lado da paz, da democracia, da liberdade, da inclusão e da igualdade. Ou seja, priorizando o bem estar e o equilíbrio entre o homem e o mundo vivenciado.

Mais informações estão na página Ribeirão Sustentável no Facebook, onde também pode ser confirmada presença


Imagem: Divulgação

Compartilhar: