Região de Ribeirão é a que mais cresceu na última década

Região de Ribeirão é a que mais cresceu na última década

O aumento no número de habitantes foi devido à atração de empregos e negócios nos municípios da região

A população da região de Ribeirão Preto foi a que apresentou maior crescimento - entre 2006 e 2014 - no Estado de São Paulo. O motivo foi a incrementação da estrutura produtiva da região, que na segunda metade da década passada apresentou resultados significativos na indústria de transformação e no setor da construção civil.

De acordo com o Boletim Estrutura Produtiva do Ceper/Fundace, que analisou as regiões administrativas do estado de São Paulo, o número de habitantes nos 21 municípios da região saltou de 1,1 milhão para 1,3 milhão no período (11,7%). O crescimento foi devido as oportunidades de empregos e negócios por aqui.

As outras regiões que apresentaram maior crescimento foram a região metropolitana de Campinas, que aumentou a população em 10,8%, passando de 5,9 milhões de habitantes, para 6,5 milhões, e de São José dos Campos, que passou de 2,1 milhões de moradores, para 2,3 milhões (9,3%).

Isso porque, a indústria de transformação, concentrada em Sertãozinho com o setor sucroenergético – que desde 2009 passa por severa crise, mas antes crescia na rabeira do incentivo aos automóveis flex – e a facilidade de concessão de crédito para financiamentos imobiliários atraíram novos moradores.

Segundo os responsáveis pelo estudo, a atração de pessoas é gerada por uma boa dinâmica da economia com consequente geração de empregos. Porém a situação tende a mudar nos próximos anos por causa da crise. “Por outro lado, a atual crise econômica pela qual passa todo o País, o estado e a região preocupa, pois ela está revertendo boa parte dos ganhos anteriores”, completam os economistas.

Foto: Dênio Simões/Agência Brasil

 

Compartilhar: