Revide comemora 29 anos com discussão sobre o Centro de RP

Revide comemora 29 anos com discussão sobre o Centro de RP

Lançamento de revista especial aconteceu na manhã deste domingo, com café na biblioteca Altino Arantes e passeio por pontos históricos da cidade


Com uma edição especial de 148 páginas onde estão várias reportagens sobre o Centro de Ribeirão Preto, a revista Revide comemora 29 anos de circulação na cidade e região.

O lançamento da edição especial aconteceu na manhã deste domingo, dia 30, quando a direção da revista recebeu convidados para um café da manhã na biblioteca Altino Arantes e os levou a passear por pontos históricos da cidade.


Ainda durante o café da manhã, a diretora Isabel de Farias agradeceu a presença de convidados, entre eles a prefeita Dárcy Vera (PSD) e os vereadores André Luiz da Silva (PCdoB), Cícero Gomes da Silva (PMDB), Marcos Papa (sem partido), empresários parceiros e de agência de publicidade.

Em rápido discurso, Isabel falou um pouco sobre o projeto e apontou que é sempre um desafio manter a revista em circulação. Mas, por outro lado é também marcante essa continuidade comemorada a cada ano. “Sempre comemoramos o aniversário da Revista como um marco e o início de um novo desafio”, afirmou.

Passeio

Os convidados para o lançamento puderam ver a nova edição da revista e percorrer, de ônibus os principais pontos históricos da cidade. Foram três passeios para atender a todos os convidados, que circularam pela Estação Mogiana, na praça Francisco Schmidt, Casa da Caramuru (na avenida homônima), primeira fábrica da Matarazzo, na rua José Bonifácio, Mercadão Municipal, sobrados da rua José Bonifácio, sede da União Geral dos Trabalhadores (UGT), pontos do calçadão, avenida Francisco Junqueira, colégio Fábio Barreto, várias escolas tombadas, palacete Albino de Camargo, praças Carlos Gomes e XV de Novembro, Catedral Metropolitana, casarão Jorge Lobato, Casa Italiana e retorno à biblioteca Altino Arantes.

 Boa impressão

De acordo com o casal Alexandre e Eliana Gentil, as pessoas passam de carro e não têm noção do quão grandioso é a história desta cidade. O casal ainda destacou que o tour realizado pela Revide foi “muito bacana”.

Já Thais Frateshi Gomes conta que não sabia da existência da casa da Caramuru e da casa Italiana. "As pessoas precisam observar com novos olhos os locais históricos da nossa cidade. É uma riqueza que não imaginamos existir".

A arquiteta Rose Borges, que desenvolve um projeto de revitalização do quadrilátero central, acredita que a iniciativa de fazer um tour pelo centro histórico de Ribeirão é algo que deveria ser apresentado nas escolas. "É importante que as crianças aprendam e conheçam desde cedo o local que moram", ressaltou.

A historiadora do passeio, Lilian Rosa, contou durante o tour realizado que a ideia do passeio é mudar o olhar do Centro da cidade. "Devemos primeiro pensar no homem e assim transformá-lo na cidade".

Ela recebeu elogios até de quem está acostumado com a cidade e sua história, como foi o caso do arquiteto José Antonio Lanchoti. “Eu até conheço bem os locais, mas a Lilian sabe e conta muito bem a história deles”, afirmou.

Revide On-line
Guto Silveira, com informações de Bruno Silva e Pedro Gomes
Fotos: Ibraim Leão e Ayrton Photos

 

Compartilhar: