Ribeirão Preto recebe exposição itinerante inédita sobre os museus da USP

Ribeirão Preto recebe exposição itinerante inédita sobre os museus da USP

Abertura será dia 12 de abril, às 16h, na sede do IEA-RP e a mostra, gratuita, tem concepção tecnológica imersiva e permanecerá em exibição na cidade até 10 de maio

Sediados na capital paulista, os museus da USP ficarão mais próximos de Ribeirão Preto a partir do dia 13 de abril, com a inauguração da mostra itinerante USP 90 anos: uma jornada imersiva pelos nossos museus. A cidade será a primeira parada da nova exposição, que estará abrigada no Instituto de Estudos Avançados – Polo Ribeirão Preto (IEA-RP). A abertura será dia 12 de abril, às 16h. 
 

USP 90 anos: uma jornada imersiva pelos nossos museus reúne recortes dos acervos do Museu de Arte Contemporânea (MAC), Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), Museu de Zoologia (MZ) e do Museu do Ipiranga, que integra o Museu Paulista (MP) no mesmo espaço, propondo uma experiência imersiva que mescla as tecnologias de realidade virtual e impressões 3D com peças físicas. 

 

A ação foi concebida especialmente para atender a uma programação de itinerância por municípios do interior paulista, cujo roteiro inclui todas as localidades onde há campi da USP. A mostra integra as atividades comemorativas dos 90 anos da Universidade de São Paulo e tem o objetivo difundir a diversidade de conhecimento produzido e preservado pela Universidade, para além do convite à visitação de seus museus. Paralelamente à mostra, seminários e atividades educativas também serão realizados.

 

O percurso inicia com 4M, filme documentário imersivo em formato de vídeo-instalação do artista e videomaker Tadeu Jungle. 

 

Conteúdo

 

O acervo do MAC apresenta Boccioni no Brasil, tendo como destaque uma réplica da célebre obra Formas Únicas da Continuidade no Espaço, além da mostra Tempos Fraturados. 

 

O recorte do MAE para a exposição investiga a ocupação passada e presente dos povos indígenas na cidade de São Paulo e traz artefatos junto a uma projeção tridimensional do sítio arqueológico Abrigo Itapeva. 

 

O MZ trata do processo evolutivo animal e apresenta uma compilação de fósseis, além de mostrar exemplares impressionantes de dinossauros, inclusive um descoberto pela equipe do Museu.

 

O enfoque do MP se volta para a diversidade da sociedade paulista por meio de retratos históricos e coleções de porcelanas, além de levar o visitante a conhecer parte das salas expositivas do Museu do Ipiranga e a célebre obra Independência ou Morte!.

 

A passagem da USP 90 anos: uma jornada imersiva pelos nossos museus em Ribeirão Preto vai até 10 de maio, quando seguirá viagem para a cidade de Pirassununga. 

 

No total, a exibição percorre sete campi da Universidade, encerrando seu itinerário em 2025, na cidade de São Paulo.

 

Serviço
USP 90 anos: uma jornada imersiva pelos nossos museus
13 de abril a 10 de maio de 2024, segunda-feira a sábado, das 9h às 18h
Local: Instituto de Estudos Avançados | Polo Ribeirão Preto
Rua Pedreira de Freitas, 20 – Campus da USP – Vila Monte Alegre 


Imagem simulada da exposição – Fonte: PRCEx

Compartilhar: