Ribeirão Preto registrou média de um estelionato por dia nesta semana
Casos serão investigados pela polícia; veja dicas para não cair em ciladas

Ribeirão Preto registrou média de um estelionato por dia nesta semana

Casos foram denunciados na Central de Polícia, desde segunda; Portal Revide preparou lista com dicas para não cair em golpes e fraudes

A chegada do fim de ano traz alguns alívios ao trabalhador, como 13º salário, comissões de vendas estimuladas pelo Natal, bonificações e, neste ano, o abono do FGTS. Mas, nesta época, também aumenta a onda de golpes financeiros e estelionatos.

Só nesta semana, em Ribeirão Preto, foi registrado pelo menos um boletim de ocorrência de estelionato por dia, em média.

Em um dos casos registrados nesta semana, na quinta-feira, 5, uma mulher foi vítima de uma empresa de empréstimos falsa, que ofereceu um crédito no valor de R$ 5 mil. Segundo o contrato da empresa, a vítima precisaria fazer um depósito de R$ 1.459 para conseguir ter os R$ 5 mil liberados. A mulher fez o depósito, em duas contas diferentes, mas dias depois, sem receber o valor contratado no empréstimo, percebeu que foi vítima de um golpe. Ainda segundo o BO, o contrato foi feito em nome da mãe da vítima.

Já em outro BO, registrado na segunda-feira, 2, uma vítima de 24 anos perdeu R$ 4,2 mil após receber, por WhatsApp, a proposta de uma carta de crédito de R$ 29.910 para a compra de uma motocicleta. Para conseguir ter o valor liberado e comprar o veículo, ele precisaria fazer um depósito inicial, e o restante seria pago em parcelas de R$ 385. A vítima fez o depósito de R$ 4,2 mil e ainda recebeu um contrato por e-mail. Mas, depois de assistir a um vídeo na internet, a vítima descobriu que a empresa era falsa e havia caído num golpe. 

Em outro caso, também registrado nesta semana, uma vítima de 71 anos teve R$ 3 mil furtados após aceitar ajuda em um caixa eletrônico e ter seu cartão trocado pelo golpista.  

Por isso, é necessário ter cuidado redobrado na hora de realizar qualquer tipo de transação comercial, na internet e caixas. O Portal Revide preparou uma lista com dicas da Serasa Experian que podem evitar riscos:

Pesquise todas as informações da empresa antes de preencher qualquer cadastro

Dados como a situação do CNPJ, endereço da sede e nome dos sócios podem ser consultados gratuitamente pelo site da Receita Federal. Além disso, a tradicional busca em sites de reclamação ou do PROCON pode ajudar a descobrir a idoneidade da empresa.

 

Desconfie sempre de ofertas muito boas e canais de pagamento muito facilitados

Quanto melhor a oferta, maior o risco de fraude. Compare sempre os descontos e vantagens ofertadas com as feitas por bancos e instituições conhecidas em seus sites e canais de atendimento oficiais. Além disso, atente-se para as condições de pagamento: transferências bancárias para contas em nomes de terceiros, ou sem informações sobre os titulares, costumam ser fortes indicativos de golpe.

 

Fique atento à qualidade dos textos

Erros de português, coloquialismos e falta de coerência não costumam ser encontrados em canais de comunicação de empresas sérias. Além disso, a qualidade das artes, imagens e fotos disponibilizadas podem ser pistas importantes: atente-se para elas. Imagens genéricas, pixalizadas ou ausência de imagens levantam bandeiras de risco.

 

Não confie em mensagens de SMS, contatos por Whatsapp e outras redes sociais

A maioria das empresas possui canais de comunicação diretos com os consumidores. Verifique a existência de números de SAC ou setores especializados de consultas em lojas físicas e agências.

 

Não forneça dados pessoais como números de cartão de crédito, CPF ou senhas pessoais

O sigilo de dados pessoais é direito de todos os consumidores, e nenhuma empresa tem direito de pedir essas informações por meios não criptografados como e-mail, telefone ou conversas em chats de atendimento. Atente-se para o protocolo: nunca forneça números completos e desconfie da insistência ou pressa dos atendentes.

 

Peça indicações de conhecidos

O ditado popular pode ser antigo, mas continua verdadeiro: o melhor marketing é o boca a boca. Pergunte a conhecidos sobre a reputação de uma empresa, loja ou vendedor antes de realizar qualquer transação, e procure depoimentos de antigos clientes nas redes sociais das mesmas quando encontra-las online. Desconfie de perfis que tenham poucas informações, ou avaliações muito recentes.

 

Não comprometa grandes quantias do seu orçamento

Prejuízos são sempre ruins, mas grandes prejuízos são ainda piores. Por mais segura e credenciada que a empresa seja, não se comprometa com parcelas altíssimas e nem faça empréstimos de valores muito superiores à sua capacidade financeira. Mesmo que você evite o golpe, os juros costumam ser igualmente perigosos.

 

Leia atentamente todas as cláusulas contratuais e tire suas dúvidas antes de assinar

Não tenha pressa em assinar um contrato: leia todas as condições com calma e esclareça todas as suas dúvidas com a empresa ou com um advogado antes de fechar negócio. É melhor ter cautela do que ter surpresas.


Foto: João Camargo / Arquivo Revide

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