Ribeirão Preto tem carreata contra Jair Bolsonaro
Segundo a organização, pelo menos 250 carros participaram da concentração

Ribeirão Preto tem carreata contra Jair Bolsonaro

Protesto foi realizado contra o Executivo Federal e o presidente da República, neste sábado, 29

Neste sábado, 29, manifestantes organizaram uma carreata em protesto contra o Executivo Federal e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), em Ribeirão Preto, por conta da condução da pandemia do novo coronavírus no país.

Os manifestantes se concentraram no Estádio Santa Cruz, de onde saiu a carreata que percorreu as avenidas Costábile Romano, Francisco Junqueira, Independência e Presidente Vargas, até se reunirem na Esplanada do Theatro Pedro II, no Centro da cidade. 

Segundo a coordenadora do movimento Juntos Ribeirão Preto, Luiza Gonzalez, 23 anos, a manifestação foi motivada pelos cortes em universidades públicas e pela falta de vacinas. “Estamos diante da pior crise sanitária do país, enquanto todos os países do mundo estão vacinando os seus. Ao mesmo tempo, a CPI da pandemia avança e demonstra que 11 propostas de vacinas foram recusadas pelo governo federal, que vem cortando financiamento das universidades federais, que, hoje, são os principais polos de pesquisas para lidar com a pandemia”, explica a coordenadora, que é estudante de Educação Física na USP-RP. 

A manifestação teve três semanas de organização e foi coordenada por coletivos de estudantes e movimentos políticos e sindicais de todo o país. “Estamos seguindo as medidas de segurança de Comissões de Saúde de todo o Brasil, mantendo a distância de um metro e meio entre os manifestantes e utilizando as máscaras PFF2. Por isso também o modelo de carreata, com um percurso menor. Foi a maior carreata que chamamos desde o ano passado. Só na concentração havia cerca de 250 carros”, esclareceu a estudante. 

Danilo Dias, 38 anos, soube da manifestação pelas redes sociais. “Acho importante participar. A população precisa se conscientizar de que essa luta não é de direita ou esquerda, é uma luta de todos brasileiros. A questão é a situação que nosso país está vivendo e o que o presidente vem fazendo, especialmente na área da Saúde”, pontua.

Fase Emergencial Restritiva 

Até segunda-feira, dia 31, a cidade de Ribeirão Preto se encontra em Fase Emergencial Restritiva, com regras semelhantes a um lockdown. Veja as atividades que estão ou não liberadas:

Podem funcionar 
- Assistência em saúde (serviços médicos, laboratoriais, farmácias e hospitalares) 
- Veterinário 
- Assistência social 
- Defesa Civil  
- Agências bancárias 
- Indústria 
- Construção civil 
- Postos de combustível 
- Transporte por aplicativo 
- Serviços funerários 
- Locação de veículos 

Não podem funcionar 
- Comércio em geral 
- Shopping Center 
- Escolas 
- Transporte público 
- Salões de beleza 
- Academias 
- Oficinas mecânicas 
- Parques 
- Atividades religiosas, cultos (os templos permanecem com as portas abertas) 
- Restaurante (permitido apenas delivery até as 23h) 
- Supermercados (permitido delivery e drive thru até as 23h) 
- Eventos esportivos 
- Aglomerações ao ar livre 
- Serviços em geral (exceção feita aos escritórios de contabilidade, permitido o funcionamento com a capacidade limitada a 60% dos funcionários, e atendimento remoto preferencialmente) 

Toque de recolher: das 21h às 5h


Foto: Luan Porto 

Galeria de imagens

Compartilhar: