SAP estima em 600 o número de foragidos em rebelião de Jardinópolis
SAP estima em 600 o números de foragidos em rebelião no CPP de Jardinópolis

SAP estima em 600 o número de foragidos em rebelião de Jardinópolis

De acordo com último levantamento, cerca de 404 detentos do Centro de Progressão Penitenciária já foram recapturados

De acordo com o Grupo de Intervenção Rápida (GIR) da Secretaria de Administração Municipal (SAP), no último balanço realizado na noite desta quinta-feira, 29, 600 presos do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Jardinópolis haviam fugido. Segundo o relatório 404 já haviam sido recapturados.

O grupo, que atuou em conjunto com a Polícia Militar para o controle da rebelião, também apontou que dois detentos foram mortos. Um, que foi encontrado afogado no Rio Pardo, e outro queimado em uma plantação de cana-de-açúcar que havia sido incendiada. O GIR também informa que um terceiro detento foi encontrado com vida no Rio Pardo, pelo Corpo de Bombeiros.

A rebelião começou na manhã desta quinta-feira, 29, durante a revista de rotina no CPP, quando os detentos começaram um tumulto no local. Não houve reféns, e por volta das 10h30 a situação já havia sido controlada pela Polícia Militar.

Os fugitivos recapturados foram encaminhados para a Penitenciária de Ribeirão Preto. Os funcionários que trabalham no local evacuaram o CPP assim que a Polícia Militar chegou para controlar a situação.

A rebelião no CPP pegou de surpresa os agentes penitenciários, pois no local ficam apenas presos que estão em regime semiaberto. Na penitenciária, de capacidade de 1.080 detentos, porém, estava superlotada, abrigando 1.864, de acordo com a própria SAP.


Foto: Arquivo pessoal

Compartilhar: