Sertãozinho investiga primeiro caso suspeito de varíola dos macacos da região
Caso suspeito notificado nesta terça-feira, 5, é o primeiro que se tem notícia na região de Ribeirão Preto

Sertãozinho investiga primeiro caso suspeito de varíola dos macacos da região

Paciente está bem, segundo a prefeitura; caso ainda aguarda confirmação do Instituto Adolfo Lutz

A Prefeitura de Sertãozinho informou, nesta terça-feira, 5, que investiga o primeiro caso suspeito de varíola dos macacos na região de Ribeirão Preto. A informação foi confirmada pela secretária de Saúde do município, Soraia Stella, em redes sociais. 

 

Segundo a secretária, o paciente está bem e permanece em isolamento, aguardando resultado para confirmação de varíola dos macacos. O caso foi notificado pela Vigilância Epidemiológica de Sertãozinho e enviado ao Instituto Adolfo Lutz para análise.

 

A Prefeitura de Sertãozinho não deu mais detalhes sobre o caso. O Portal Revide aguarda retorno do Executivo para mais informações.

 

Casos pelo Brasil
 

O Ministério da Saúde informou, neste domingo, 3, que 76 casos de varíola dos macacos (monkeypox) foram confirmados em todo o país até o momento. Desse total, foram registrados um caso no Distrito Federal, um no Rio Grande do Norte, dois em Minas Gerais, dois no Rio Grande do Sul, dois no Ceará, 16 no Rio de Janeiro e 52 em São Paulo.

 

Segundo o Ministério, a varíola dos macacos é transmitida pelo vírus monkeypox, podendo ser transmitida aos seres humanos a partir de animais ou através de materiais contaminados (roupas ou toalhas, por exemplo). Apesar do nome, a maioria dos hospedeiros do vírus são roedores, como ratos e cão-da-pradaria.

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), dentre os sintomas da varíola dos macacos, está o aparecimento de erupções na pele na pele de forma aguda e inexplicável e esteja em um país onde a varíola dos macacos não é endêmica. Se este quadro for acompanhado por dor de cabeça, início de febre acima de 38,5°C, gânglios inchados, dores musculares e no corpo, dor nas costas e fraqueza profunda, é necessário fazer exame para confirmar ou descartar a doença.

 

Os pacientes devem ser mantidos em isolamento e os cuidados incluem uso de máscara e higienização de mãos. 

 

 


Foto: Max Gomes / Fiocruz

Compartilhar: