Site reúne reclamações sobre funcionamento de serviços públicos de Ribeirão Preto
Site de defesa do consumidor, também recebe reclamações contra mau atendimento de órgãos públicos

Site reúne reclamações sobre funcionamento de serviços públicos de Ribeirão Preto

O município tem 176 reclamações registradas; buracos no asfalto são os principais problemas identificados

Ribeirão Preto apresenta 176 reclamações de moradores em um site que registra as deficiências dos serviços prestados pelos órgãos públicos no município. Os buracos no asfalto, um problema bastante conhecido pela população, é o que mais recebe reclamação. Ao todo, somam 35 queixas.

No entanto, esse não é o único alvo de reivindicações. Outros 18 obstáculos são listados pelos moradores, como problemas na Saúde, Limpezas de Terrenos, Transportes Públicos, Poluição, Trânsito, entre outros. Veja abaixo:

- Buracos – 35 reclamações;
- Saúde – 23 reclamações;
- Obras Públicas – 15 reclamações;
- Limpeza de Terrenos – 14 reclamações;
- Atendimento/SAC – 14 reclamações;
- Transporte Público – 13 reclamações;
- Lixo e Poluição – 11 reclamações;
- Trânsito – 8 reclamações;
- Poluição sonora – 8 reclamações;
- Outros – 7 reclamações;
- Cultura, Esporte e Lazer – 6 reclamações;
- Impostos e Taxas – 4 reclamações;
- Segurança – 3 reclamações;
- Meio Ambiente – 3 reclamações;
- Educação – 2 reclamações;
- Iluminação Pública – 1 reclamação.

O “Reclame Aqui Serviços Públicos”, plataforma que constam as reclamações, aponta que é uma ferramenta de comunicação para resolução de conflitos de forma gratuita, porém, lembra que não tem peso jurídico. Por isso, caso os órgãos não respondam aos questionamentos dos moradores, é o próprio denunciante que tem que buscar alguma forma Judicial para questionar o problema.

“O que o canal oferece é a opção ao consumidor/cidadão de avaliar o atendimento prestado, o que gera as reputações de cada empresa/órgão”, afirma a empresa em nota, que aponta que os cidadãos, caso vejam que sua demanda não foi atendida, podem avaliar o não atendimento e acionar judicialmente a empresa/órgão que não prestou o serviço.

A Prefeitura de Ribeirão Preto, alvo de algumas das reclamações, aponta que o “site ‘Reclame Aqui’ não é canal oficial da administração, sendo que a mesma disponibiliza em um site e pelo 156 todos os meios de comunicação entre o munícipe e o poder público", além disso, o município apontou que a população pode se manifestar e fazer a reclamação por meio da internet ou pelo aplicativo RiberOn (IOS e Android) - com ele é possível fotografar o problema e enviar para a administração. 


Foto: Arquivo Revide

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