Transerp inicia conscientização sobre faixas exclusivas de ônibus na avenida Saudade e rua São Paulo

Transerp inicia conscientização sobre faixas exclusivas de ônibus na avenida Saudade e rua São Paulo

Sinalização implantada nos novos corredores de ônibus visa melhorar o desempenho do transporte coletivo

Com a inauguração dos novos corredores da região Norte, a Transerp iniciou nesta segunda-feira, dia 17 de abril, a fase de conscientização sobre as faixas exclusivas de ônibus recém-implantadas ao longo da avenida Saudade e rua São Paulo, no bairro Campos Elíseos. A fiscalização quanto ao respeito a esses dispositivos viários será iniciada no dia 2 de maio.


Os ônibus que passam por essas vias utilizam as faixas de rolagem da direita, passando a fazer parada junto às estações de embarque/desembarque. 


As faixas exclusivas dessas vias da zona Norte integram o corredor de ônibus da avenida Saudade, pelo programa Ribeirão Mobilidade.     

 

Permissões para uso da faixa exclusiva

• A partir de agora, nestas duas vias da região Norte, os veículos particulares poderão utilizar a faixa exclusiva somente para conversões à direita (em trechos devidamente sinalizados) e também para acessar determinado estabelecimento comercial ou residencial.


• Na avenida Saudade, onde a via passa a se tornar mão dupla, no trecho a partir da avenida Coronel Quito Junqueira em direção aos bairros da zona Norte, os condutores poderão realizar conversões somente à direita, onde tiver sinalização com a permissão. 


• Os táxis estão liberados para o tráfego pela faixa exclusiva, desde que realizem o transporte de passageiros. Os veículos devem estar devidamente caracterizados com a permissão válida com o selo emitido pelo município. Ainda, também é permitido trafegar veículos como do Corpo de Bombeiros, Samu, Polícia, ambulâncias e similares, desde que estejam em serviço de urgência.


• Mesmo com a autorização do uso das faixas exclusivas pelos taxistas, não é permitida a parada para embarque ou desembarque de passageiros dos táxis nas estações de ônibus.


Foto: Guilherme Sircili

Compartilhar: