USP Ribeirão Preto reinaugura Biblioteca Central e teatro

USP Ribeirão Preto reinaugura Biblioteca Central e teatro

Os novos espaços foram pensados para incentivar o convívio e a troca de ideias

Agora a USP Ribeirão Preto tem à disposição uma das mais modernas bibliotecas da universidade. Após uma reforma que durou nove anos, foi inaugurada no dia 12 de abril, a Biblioteca Central do campus de Ribeirão Preto.

 

“É muito bom termos uma Biblioteca Central porque isso permite que todas as unidades do campus, todos os nossos alunos, nossos professores, a comunidade em geral, possam conviver em um único espaço. Essa não é uma biblioteca tradicional, como a que eu tive durante minha graduação, é uma biblioteca moderna, com espaços para reunião, para conversar e até fazer barulho”, afirmou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior.

 

Para a prefeita do campus USP de Ribeirão Preto, Léa Assed Bezerra da Silva, “essa biblioteca representa para os nossos alunos a possibilidade de adquirir conhecimentos novos, de oferecer o desenvolvimento da ciência fundamentada na verdade científica, de possibilitar aos nossos alunos um amplo e moderno espaço de estudo e convívio”.

 

A Biblioteca Central possui seis salas de estudo em grupo, nove salas de estudo individual, sala Pró-aluno, sala Multimídia, sala de jogos, papelaria, espaço multiuso e interativo, com mesas para estudos, puffs e estofados, lanchonete e uma livraria da Edusp.

 

O acervo de mais de 120 mil livros foi instalado no primeiro andar do prédio, onde funcionam os serviços de empréstimos, consultas e devoluções de títulos.

 

O reitor lembrou também que “essa é uma entrega que está associada a outras melhorias que têm sido feitas no campus, como a renovação do parque de esportes, a inauguração do Centro de Vivência Estudantil e a conclusão de dois restaurantes, que devem ser entregues até o final do ano. Estamos completando 90 anos e queremos uma USP renovada”.

 

A cerimônia de inauguração foi prestigiada pela vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda; pelo diretor-presidente da Edusp, Sergio Miceli; pelo ex-prefeito do campus, Americo Ceiki Sakamoto; além de dirigentes da Universidade e docentes, servidores e estudantes do campus.

 

Centro de Vivência Estudantil

 

Outro espaço entregue à comunidade foi o Centro de Vivência Estudantil, localizado perto do Restaurante Universitário.

 

O centro integra o Programa Pertencer, da Reitoria, que tem o objetivo de valorizar os ambientes dos campi, criando espaços agradáveis para incentivar o convívio, a troca de ideias, o acolhimento e a qualidade de vida da comunidade uspiana.

 

Já foram inaugurados dois Centros de Vivência, no campus Fernando Costa, em Pirassununga, e um na Escola Politécnica, na Cidade Universitária. Ao todo, está prevista a entrega de 36 áreas de convívio até o final desta gestão reitoral. De maneira geral, os lugares contam com pontos de energia e internet, bancos e paisagismo composto com espécies nativas de cada campus.


Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Compartilhar: