Vendas do Comércio de Ribeirão Preto cresceram 2,6% em agosto
Foto: Freepik

Vendas do Comércio de Ribeirão Preto cresceram 2,6% em agosto

Trata-se da sétima alta consecutiva, em 2023; Empregabilidade cresceu 2%, já demonstrando uma prévia do que virá com as contratações de temporários para o fim de ano

As vendas do Comércio de Ribeirão Preto tiveram crescimento médio de 2,6%, em agosto de 2023, na comparação com o mês anterior, segundo levantamento do Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), mantido por SINCOVARP – Sindicato do Comércio Varejista, e CDL Ribeirão – Câmara de Dirigentes Lojistas. Mesmo tímida, é a sétima alta de vendas consecutiva nesse ano.



 

“Tivemos um pico de vendas na primeira quinzena de agosto, por conta do Dia dos Pais, no entanto, ao longo do mês o fôlego foi diminuindo. Mesmo assim a variação fechou positiva”, explica Diego Galli Alberto, pesquisador e coordenador do CPV.



 

Galli também destaca que o alto nível de endividamento das famílias brasileiras e a instabilidade da economia nacional, reforçados pela recente onda de aumentos nos preços dos combustíveis, em especial no diesel, contribuíram para o resultado de agosto. “É nítido que os consumidores estão mais cautelosos, até pelas últimas notícias sobre a economia brasileira. Enquanto junho teve deflação e julho uma pequena alta, em agosto o IPCA disparou 0,29%, segundo o IBGE. A taxa de juros deve parar de cair, ao contrário do que se esperava. Nesse momento a economia brasileira parece estar em um sobe e desce com mudanças rápidas de cenário. Muitos não se sentem seguros em assumir novas dívidas”, afirma.

 


 

Empregabilidade

Em agosto, a média de variação entre vagas de emprego abertas e fechadas, no Comércio Varejista de Ribeirão Preto, teve pequena alta de 2%, com viés de estabilidade, após ter crescido 5% em julho.



 

“Considerando julho e agosto, até que a empregabilidade no Comércio Varejista local foi positiva. E de setembro em diante, com o início das contratações de temporários para o fim de ano, a tendência é melhorar”, projeta o pesquisador.



 

Índice de Confiança

Sobre a expectativa dos negócios para os próximos três meses (no curto prazo), considerando uma escala que vai de 1 a 5 pontos, em que 1 significa “muito pessimista” e 5 “muito otimista”, o Índice SINCOVARP/CDL de Confiança do Varejo ficou em 3,3 pontos, em agosto (ante 3,5 pontos, em julho), classificado como positivo, mesmo com a pequena queda.



 

Considerando a mesma escala, o Índice SINCOVARP/CDL de Confiança do Varejo para os próximos 12 meses (de longo prazo) ficou em 3,6 pontos (ante 3,5 pontos, em julho), também considerado positivo.



 

“Os empreendedores do Comércio Varejista estão com as atenções voltadas para Dia das Crianças, Black Friday e Natal, período que, com certeza, trará a maior alavancagem de vendas do ano. Os recursos injetados na economia, pelo décimo terceiro salário, devem ajudar. Importante lembrar que, para o Varejo brasileiro, de uma forma geral, o desempenho de 2023 têm sido abaixo do percebido no ano passado. E, mesmo Ribeirão Preto sendo um polo regional de consumo, essa tendência também é percebida aqui. O que vai definir o sucesso de vendas no fim de ano será a capacidade de compra do brasileiro, incluindo o acesso ao crédito. O cenário precisa estar mais favorável ao consumo”, finaliza Diego Galli Alberto.

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