Vereadores de Ribeirão Preto propõem tombamento de Maria Fumaça
A locomotiva iria para Salto, onde faria parte de uma rota de passeio turístico

Vereadores de Ribeirão Preto propõem tombamento de Maria Fumaça

Outro parlamentar criou comissão de estudos a fim de preservar a locomotiva

Os vereadores Isaac Antunes (PR) e Fabiano Guimarães (DEM) enviaram um Projeto de Lei (PL) à Câmara dos Vereadores de Ribeirão Preto nessa quinta-feira, 21, em que pedem o tombamento da Maria Fumaça envolvida em polêmica nesta última semana.

Além da própria Maria Fumaça, o projeto também pede que sejam preservadas as peças, equipamentos e móveis no interior das Estações Barracão e Mogiana. Sendo tombada, a Maria Fumaça se torna patrimônio histórico de Ribeirão Preto e não pode ser retirada da cidade.

Junto com o PL, o vereador Jorge Parada (PT) criou uma Comissão Especial de Estudos a fim de encontrar meios para a preservação da Maria Fumaça. "Não podemos deixar que essa parte da história da cidade vá embora" afirmou Parada.

De acordo com Denis Esteves, representante da Associação de Ferreomodelismo de Ribeirão Preto, a Maria Fumaça é tombada desde 2009 pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Artístico e Cultural de Ribeirão Preto (Compac) e existe uma liminar proibindo qualquer intervenção destrutiva ou depreciativa, como desmontagem ou retirada de peças. Desta forma, ela não poderia ser levada a outro lugar. O Portal Revide teve acesso à liminar, mas a prefeitura não respondeu o contato sobre o tombamento.

Já o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informa que é proprietário formal da Maria Fumaça e que ofereceu locomotiva à Prefeitura de Salto para apoiar um projeto "Trem Republicano", que restauraria a Maria Fumaça e a colocaria para funcionar em um passeio turístico.

A Prefeitura de Salto informou que o Consórcio Intermunicipal do Trem Republicano (Citrem) veio buscar a locomotiva com o aval do Dnit e que ao departamento é que cabe escolher o destino deste tipo de patrimônio. Conforme a nota enviada, a administração de Salto ainda cita que a Maria Fumaça está abandonada há mais de 30 anos e que eles fariam o devido uso do trem.

 


Foto: Amanda Bueno

Compartilhar: