Cinco dicas para superar o aperto no início do ano

Cinco dicas para superar o aperto no início do ano

O economista Alexandre Nicolella, da Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto (FEARP-USP), dá sugestões para auxiliar no aperto do início de ano

Os brasileiros sabem que é no início do ano que se concentram as contas mais pesadas, porém, muitos não se planejam antecipadamente para isso, deixando pra depois do Carnaval as preocupações que envolvem a vida financeira.

De acordo com Fábio Yamamoto, sócio da Tiex, empresa de consultoria e gestão corporativa, a população brasileira sabe que o início do ano é um período em que há grandes gastos, porém não isso não é programado com antecedência. “Mesmo sabendo que o orçamento vai ficar apertado, a maioria não tem o costume de se programar para essas despesas”, afirma.

Pensando nos gastos e em todo sufoco causado por essas preocupações, o Portal Revide conversou com o economista Alexandre Nicolella, da Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto (FEARP-USP), e pediu algumas dicas de como superar o aperto das contas no início do ano.  

1) Faça metas para alcançar o seu objetivo
Estabelecer metas claras do que você quer é essencial para alcançar seus objetivos. O economista explica que, por exemplo, se você pretende trocar de carro daqui dois anos, essas metas ajudarão na organização de como você irá conquistar esse objetivo e, de como planejará essa conquista.

2) Tenha uma ferramenta de controle financeiro pessoal
Nicolella explica que ter essa ferramenta é essencial para a organização dos gastos. “Que seja um caderno, planilha no Excel ou até mesmo um aplicativo de celular, não existe um correto, o importante é manter esse controle”, afirma.  

3) Priorize os gastos necessários
Sempre devemos priorizar o que é necessário. Racionalizar o supérfluos é uma maneira de auxiliar na redução dos gastos, porém, o economista ressalta que cortar totalmente o lazer ou algo que você goste muito nem sempre é o caminho. “Manter um pouco da felicidade também é importante”, explica.

4) Sempre negocie preço e taxas antes de adquirir produtos
Antes de abrir contas, fazer empréstimos ou financiamentos, é importante pesquisar os bancos e suas taxas, para ver qual vale mais a pena.

5) Renegocie dívidas caras por outras mais baratas
Trocar as parcelas das dividas por outras mais baratas faz toda diferença neste início de ano.


Como toda ajuda é bem-vinda, estendemos a lista e pedimos mais três itens que também podem contribuir com a economia do início do ano. Confira:


6) Crie uma reserva de emergência    
O economista ressalta que fazer uma reserva é essencial, pois se caso algo der errado é ela que tirará você do vermelho. “Ela irá ajudar nos momentos de desespero”, afirma.  

7) Cuide da aposentadoria o quanto antes 
Temos que nos preparar o quanto antes, pois a renda tende a cair após a aposentadoria e automaticamente os padrões que estamos acostumados também. Sendo assim, o economista ressalta que fazer uma reserva ou investimentos ajudará a manter esse padrão.                   

8) Busque informações sobre Investimentos
É importante que as pessoas busquem, e leiam e aprendam mais sobre o assunto. Há grandes variações desses valores, saber quais são e estudar mais sobre, fará diferença na hora de saber a onde e como investir, afinal 10% de determinados valores podem fazer uma grande diferença no final.


Foto: Divulgação e Acervo pessoal

Compartilhar: