Saiba o motivo do calor intenso no Brasil
Altas temperaturas pedem muita hidratação

Saiba o motivo do calor intenso no Brasil

Previsão é que a temperatura chegue a 39ºC durante a semana em Ribeirão Preto

A onda de calor que está sob o Brasil é algo que tem incomodado bastante a população. Essa massa de ar excepcionalmente quente vem fazendo várias regiões do país enfrentar temperaturas bem mais altas que o normal e durante o inverno. Os estados que devem ser mais afetados são Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde possivelmente as temperaturas cheguem a 45ºC.



 

Os especialistas apontam como possível causa desse fenômeno o aquecimento global, causado pelo acúmulo crescente de gases causadores do efeito estufa na atmosfera devido à queima de combustíveis fósseis e ao desmatamento. Embora em algumas partes do Brasil já atinjam altas temperaturas no mês de setembro, a situação é particularmente perigosa devido sua extrema intensidade. Além disso, secas, tempestades e ciclones são eventos climáticos também relacionados ao aquecimento global e tendem a ser cada vez mais constantes, não só no Brasil, como no mundo todo. Também é importante lembrar que este fenômeno fortalece o evento do El Niño, que consiste no aquecimento das águas do Pacífico sul.



 

Na cidade de Ribeirão Preto, as temperaturas devem chegar aos 39ºC ainda nesta terça e quarta-feira, estando, hoje, na casa dos 38ºC, com umidade de 25%. Com isso, a Guarda Civil Metropolitana compartilhou uma série de cuidados que os ribeirãopretanos devem ter, como beber bastante água, usar protetor solar, evitar exposição solar e exercícios físicos nos horários de pico. A previsão é de que esta seja uma primavera extremamente quente.

 


Foto: Freepik

Compartilhar: