Fotógrafo da região foi o primeiro brasileiro a registrar Papa Francisco
Fotógrafo da região foi o primeiro brasileiro a registrar Papa Francisco

Fotógrafo da região foi o primeiro brasileiro a registrar Papa Francisco

Mastrangelo Reino, natural de Araraquara, já registrou destaques por todo planeta

Mastrangelo Reino, nascido em Araraquara, foi o primeiro fotógrafo a registrar uma imagem do Papa Francisco, entre todos os outros do planeta. Além do Vaticano, outros cantos do mundo já foram registrados pelo profissional.

“Comecei minha carreira com 12 anos. No início trabalhei em um jornal da região, mas o que me abriu portas foi uma rebelião em um presídio local. Na época eu ganhava pouco e aluguei um pequeno avião para sobrevoar o local e registrar o momento, no entanto, uma repórter da Folha de S. Paulo viu e gostou do meu trabalho. Até que o editor me ligou e ofereceu R$ 1.500 pelas fotos, estágio remunerado de 15 dias e ainda ressarciu a quantia gasta pelo avião”.

De acordo com Reino, após seis anos de trabalho na Folha, decidiu embarcar para a Europa, onde trabalhou para vários veículos e agências. “Pedi demissão e fui para Paris. Nesse período na Europa eu viajei bastante a trabalho. Já cobri as Olimpíadas, fotografei o Nelson Mandela, o Corinthians no Mundial do Japão e o conclave do atual papa, por exemplo,”.  

Segundo ele, a ideia no Vaticano era realizar duas fotos, a última imagem do Bento XIV à frente da igreja católica e a primeira do novo papa ainda como cardial. “Eu fiz vários plantões e tentava fotografar todos os cardeais. Um dia, de longe, eu vi um senhor andando, tirei a foto e peguei o nome dele. Era Jorge Mario Bergoglio, que se tornou Papa Francisco. Lembro que até fiquei bravo, pois ele não era um dos favoritos. Queria que a fotografia fosse de outra pessoa”.

O mais impressionante, além do talento, é a sorte do fotógrafo. “Estou lá no dia principal, esperando a definição do cardial escolhido e de olho na chaminé. Anunciaram o Francisco e eu já tinha até esquecido do dia em que o fotografei. Então, quando eu fui editar as fotos, percebi que a dele era o meu melhor clique. Foi um momento único, inclusive, o Estadão usou uma página inteira com aquela imagem”, finaliza.  


Fotos: Mastrangelo Reino

Compartilhar: