Hemocentro Itinerante chega a Ribeirão Preto
Doações podem ser feitas com agendamento prévio

Hemocentro Itinerante chega a Ribeirão Preto

Ação ficará na cidade do dia 18 a 21 de abril, com o apoio do Hemocentro, do Theatro Pedro II e da Prefeitura de Ribeirão

O Hemocentro Itinerante da startup social SAS Brasil ficará em Ribeirão Preto do dia 18 a 21 de abril. As doações poderão ser feitas das 8h às 12h, na Praça da Esplanada, em frente ao Theatro Pedro II, com agendamento prévio pelo site. A ação tem o apoio do Hemocentro, do Theatro e da prefeitura do município.

Em 2020, a SAS Brasil deu início ao Hemocentro Itinerante com o intuito de contribuir com a coleta de sangue nos hemocentros brasileiros, além de fomentar a cultura de doação de sangue no país. Naquele ano, ao longo de cerca de dois meses e meio, mais de 2,1 mil pessoas doaram, beneficiando potencialmente quase 9 mil pacientes.

Durante a campanha, a carreta foi adaptada para as doações em linha com as normas de segurança sanitária de prevenção à Covid-19.

Em 2021, centenas de pessoas doaram mais de 600 litros de sangue, que beneficiaram mais de 5 mil pacientes que precisam de transfusão. Em 2022, 987 pessoas já fizeram a doação de sangue e mais de 3,9 mil serão potencialmente beneficiadas. Já são 469 litros de sangue doados só neste ano. A carreta já rodou mais de 765 km em 2022.

Após passar pela Região Metropolitana de São Paulo, em seu ano de início, e por cidades do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e do Distrito Federal, em 2021, o banco de sangue móvel retomou a ação de volta ao Estado de São Paulo neste ano.

A SAS Brasil, startup social que leva saúde especializada a regiões de vulnerabilidade em todo o país, uniu-se à Drogaria São Paulo e à Roche para essa retomada.

Doações

Segundo dados do Ministério da Saúde, menos de 2% da população brasileira doa sangue regularmente no país. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que esse número seja próximo a 5%.

Com a pandemia, os estoques dos principais hemocentros brasileiros sofreram reduções significativas. E mesmo pessoas que já tinham o hábito de doar sangue deixaram de ir aos centros recolhedores. 

Confira o balanço de doações:

Dados totais de 2022 até o momento:
1.071 doações;
39% doaram pela primeira vez;
4.284 potencialmente beneficiadas;
509 litros de sangue coletados;
874 km rodados pela carreta.

Dados totais de 2020 a 2022 (até 11 de abril):
4.546 doações;
Mais de 18 mil pessoas potencialmente beneficiadas;
Mais de 2.100 litros de sangue coletados;
Mais de 8.200 km rodados pela carreta.

Para acompanhar a chegada da carreta a novas regiões basta acessar o site e as redes sociais da SAS Brasil.

Serviço
HEMOCENTRO ITINERANTE
Data: 18 a 21 de abril (segunda a quinta-feira);
Horário: das 8h às 12h;
Local: Praça da Esplanada, em frente ao Theatro Pedro II  - Rua Álvares Cabral, 370 – Centro, Ribeirão Preto – SP.


Foto: Pixabay

Compartilhar: