O riso ainda precisa de incentivo em Ribeirão Preto

O riso ainda precisa de incentivo em Ribeirão Preto

Artistas falam que a comédia na região é pouco valorizada, ao contrário dos espetáculos de outras regiões que vem à cidade

O cenário da comédia em Ribeirão Preto ainda sofre com a falta de incentivo por parte dos habitantes e investidores da região. Na terra do café, há dezenas de humoristas que buscam por seu espaço em sua própria região. Entretanto, de acordo com artistas locais, ainda há uma cultura centralizada dos habitantes do interior do Estado de São Paulo.

De acordo com Roberto Edson, famoso pelo personagem Chico Lorota, o cenário é proporcional ao número de humoristas que têm surgido nos últimos anos. “Em minha opinião, este surgimento é baixo em relação ao tamanho da cidade em que moramos. Estrutura nós até temos, existem vários locais que podem receber apresentações humorísticas e que já permitiu pessoas novas mostrarem seu trabalho. Mas ainda falta uma casa especifica o que seria uma maneira de fazer com que empresários daqui começassem a investir neste ramo”, diz.

O humorista ressalta que a região ribeirãopretana possui grandes talentos que ainda não chegaram às grandes mídias e não são o foco das casas e entidades presentes na cidade. “Temos muita gente boa que não está no circuito midiático popular, mas são muito talentosos. Infelizmente percebo que o ribeirãopretano dá valor aos artistas quem vêm de fora e esquecem os que lutam pelo seu espaço aqui. Eu sofro na pele e em alguns casos pessoas não querem me remunerar por eu ser desta região. É desrespeitoso. As entidades daqui procuram os humoristas regionais apenas quando não possuem verba para trazer os de fora e isso responde o porquê de a comédia regional não ser tão valorizada como deveria”.

É notório que a comédia hoje está muito em voga por conta dos temas que estão tão populares no Brasil. Os assuntos políticos, por exemplo, rendem muito para atores e comediantes que travam diariamente uma luta para sobreviver do humor.

O artista Leandro Ferreirinha também afirma que o cenário da comédia em Ribeirão Preto está um pouco estacionado e que, na cidade, os investimentos apenas funcionam quando a atração é um artista de fora da cidade. “Existem muitas outras opções de entretenimento, mas o cenário de comédia em Ribeirão ainda é fraco”, comenta.

Existem diferentes plateias que se interessam em determinados assuntos e públicos que só vão para curtir o evento. Ferreirinha conta que uma saída que encontrou para viver de comédia no munícipio foi colocá-la em todos seus trabalhos. “Uso humor para festas infantis, festas empresariais, programas nas ruas e muito mais. Faço tudo de forma divertida. Pretendo começar projetos novos em minha carreira. É importante lembrar que a comédia também é uma critica, no entanto, hoje em dia, ela quase sempre é vista apenas como entretenimento e isso me incomoda”, afirma.

A comédia é a válvula de escape de muitos seres humanos. Para muitos, em tempos de crise, ela é extremamente necessária, já que faz as pessoas olharem para as coisas e perceberem o que elas realmente são. É o ridículo que traz à tona a necessidade de evolução.

“A maioria dos humoristas de nossa região ou desistem ou pretendem ir para a capital. Eu insisto em ficar aqui, se tiver que fazer sucesso eu quero que seja em minha terra. Quero valorizar o que nossa cidade tem de melhor”, enaltece o humorista.

Outra opção de humor e crítica que têm ganhado espaço em meio às dificuldades é o stand-up, que permite o surgimento de muitos artistas. Rodrigo Oliveira, já com 10 anos de carreira nesta arte, se dedica a shows que faz por todo Brasil. Famoso no circuito televisivo, o humorista acha que esta forma de apresentação é uma maneira de fazer comédia muito acessível, pois mesmo quem não é ator pode experimentar, basta ter um bom texto e ter uma comicidade natural.

“Gostaria de citar também uma nova casa de comedia que surge em Ribeirao Preto e é uma novidade na região. O Arena Colonial Lounge Bar é um lugar bonito e que foi criado com a intenção de levar espetáculos humorísticos para a população", ressalta. O empreendimento está localizado na Avenida Vereador Manir Calil, 252.

Oliveira entende que o stand-up comedy nos dias atuais já possui seu lugar garantido como opção de entretenimento. Existe sim um público grande para esse tipo de show. Em São Paulo vários bares propagam esse trabalho. “Resta aos comediantes e empresários do ramo locais lutarem por esse tipo de espetáculo em nossa cidade, fazer com que o povo de Ribeirão sorria um pouco mais”, finaliza.

Fotos: Divulgação

Compartilhar: