Pesquisa revela o impacto dos games virtuais
Pesquisa revela o impacto dos games virtuais

Pesquisa revela o impacto dos games virtuais

Jogos via internet são debate constante entre os que aderem a prática

Para Fábio Javaroni, a utilização controlada e racional dos jogos online pode trazer benefícios nas diversas áreas da cognição humanaJogos virtuais estão por toda parte. São games para celulares, computadores e até nas televisões. Mas será que eles podem atrapalhar diariamente na rotina dos jogadores?

Uma pesquisa realizada pelo Departamento de Ciência da Computação, do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, revelou diversos pontos atrelados a este debate. Um dos mais importante fala sobre os efeitos inconscientes que essa rotina pode causar para crianças e adolescentes.

Na pesquisa, foi constatado que a TV faz o telespectador guardar profundamente as milhares de imagens que ele recebe mesmo em tempos bem curtos, pois ele está em estado de sonolência, portanto sem que sua consciência filtre as impressões que recebe. Já o jogo eletrônico tem um componente adicional pior: ele força ações nas situações que ele cria, também gravando tudo no subconscienteCaio Mota tem os games em sua vida há cerca de 10 anos.

De acordo com o especialista no assunto, Fábio Javaroni, a utilização controlada e racional dos jogos on-line pode trazer benefícios nas diversas áreas da cognição humana e, ainda, propõe ambientes integradores, em que as relações sociais entre os jogadores são incentivadas. Outro aspecto importante são os desafios apresentados, os quais devem ser superados com um bom planejamento estratégico e trabalho em equipe. As resoluções desses problemas no mundo digital exigem dos jogadores pensamento lógico, cooperação, rápida tomada de decisões e adaptação frente aos novos desafios.

“Também é importante destacar a grande capacidade que os jogos possuem em ensinar de maneira prática e lúdica. Mesmo aqueles que não objetivam disseminar conceitos específicos acabam despertando o interesse dos jogares quanto ao período histórico, a língua e os conceitos científicos”, afirma o coordenador da escola do inventor.

Vinicius Barbosa Romeiro também acredita no possível baixa rendimentoJavaroni diz que apesar do estigma negativo de alguns jogos on-line, a aceitação e o alcance deles aumentam gradativamente, a um ponto em que não se pode ignorar a influência que eles exercem. “São ótimas ferramentas para estimular o raciocínio lógico, a resolução de problemas e a realização de múltiplas tarefas. Esses estímulos, quando apresentados de maneira correta e repetitiva, propiciam a aprendizagem dos fatores citados.

Contudo, reforço que os jogos on-line devem ser praticados de forma equilibrada, para permitir a adesão dos diversos benefícios que eles podem gerar. O vício nunca é positivo. A melhor maneira de aproveitar os benefícios dos jogos é ter consciência sobre suas práticas, com limites pré-estabelecidos”.

O estudante Caio Mota, de 20 anos, tem os games em sua vida há cerca de 10 anos. Para ele, nas atividades diárias, sem um controle de tempo, é possível que diminua o rendimento das pessoas. “Porém pesquisas já apontam que jogos melhoram na coordenação motora e ajuda no raciocínio lógico”.

Também com 20 anos de idade, Vinicius Barbosa Romeiro também acredita no possível baixa rendimento. “Acredito que essa informação realmente exista. Mas depende muito do quanto você joga. Se for algo regrado, tipo uma hora ou uma hora e meia por dia, dá para conciliar com as demais atividades rotineiras, como estudo e trabalho”.                         


Foto: Divulgação e Arquivo Pessoal

Compartilhar: