Procura por intercâmbio cresce mesmo com a alta do dólar

Procura por intercâmbio cresce mesmo com a alta do dólar

Segundo a agência especializada, procura por intercâmbio entre os jovens cresceu 22% em 2015; Veja destino favorito dos estudantes

Apesar da alta do dólar, o número de pessoas interessadas em fazer intercâmbio no Brasil cresceu. De acordo com os dados divulgados pela agência IE, a procura pelo programa entre os jovens teve o aumento de 22% em 2015. Os motivos que levam as pessoas a procurarem uma experiência em outro país são vários, mas o principal deles é ter a oportunidade de viver em um lugar em que eles possam se aventurar em novos conhecimentos.

O destino favorito dos brasileiros interessados em fazer um intercâmbio há oito anos consecutivos é o Canadá, de acordo com uma pesquisa feita pela agência de intercambio Belta (Brazilian Educational & Language Travel Association). “O país segue como um dos melhores no quesito qualidade de vida e possui várias opções de cursos com alta qualidade de ensino, além da questão da segurança e preços muito atrativos”, afirma Steven Beggs, CEO da escola Seven Idiomas.

Viajar para outro país facilita o aprendizado

Os estudantes Isabela Almeida, de 15 anos, e Lui Rocha, de 16 anos, realizaram intercâmbio para o Canadá recentemente. Além de apreender e treinar o idioma por meio de jogos, museus e parques, os alunos ainda conviveram com uma família local que os auxiliaram no aprendizado de uma forma diferente e natural. “Nunca tinha viajado para fora do país, e com certeza não poderia ter sido melhor ter o Canadá como primeiro destino”, afirma Rocha. Para Isabela, a ida ao Canadá facilitou para que ela aprendesse inglês com mais e rapidez. “A escola e o lugar em que eu fiquei é maravilhoso, os canadenses foram muito educados e hospitaleiros, me senti em casa”, diz ela.

O canadense e também intercambista Ezra Tanaka acha que existem várias razões para seu país ser o mais procurado por parte dos brasileiros. “A geografia do Canadá é extremamente variada e existe uma série de atrações, como montanhas e florestas especiais para o turista. Temos um imenso pedaço de terra com muito poucos habitantes também. O Canadá é tão grande, que assim como o Brasil, você poderia passar um ano viajando e ainda não conheceria quase nada”, conta.

O garoto ainda diz que que pessoas de toda Terra visitam seu país. “A cultura aqui é ainda mais diversificada, já que humanos de todas as partes do mundo se instalam em diversas regiões deste país. Outro detalhe legal é que os nativos geralmente são bilíngues e falam inglês e francês. Creio que estas são algumas das razões pelas quais um brasileiro gostaria de viajar pelo Canadá”, afirma.

Experiência contada em detalhes

A estudante de Licenciatura em Ciências Exatas Ana Laura Junqueira Ferreira conta detalhes de seu intercâmbio pela América do Sul. A experiência de morar em outro país é sensacional. Coisas que para nós não tem graça em Ribeirão, passa a ser interessante em outro país. Os supermercados são um bom exemplo disso, já que em outro lugar você passa a conhecer comidas novas, produtos novos e tem a curiosidade de experimentar. É diferente de ir em um local e se deparar sempre com a mesma coisa. É importante que a pessoa faça amizades e aproveite tudo o que o país tem para oferecer. Intercambio diferente do que muitos acreditam não é uma férias, é adquirir uma nova visão do mundo”, relata.

A jovem conta que a visão do planeta muda muito depois de um intercâmbio, pois passa-se a enxergar as coisas totalmente diferentes do que como você observava antes da experiência. “A chave do sucesso em um intercâmbio é ter a mente aberta. Uma pessoa que não desfruta desta maneira de pensar possivelmente vai fracassar nesta jornada. Já alguém com mente ampla consegue absorver a diversidade e não taxa algo como ruim e sim diferente”, analisa.

Para finalizar, a estudante pensa que sair da sua zona de conforto já ;é um demonstrativo de que a pessoa é adaptável. “Além de aprender um novo idioma, creio que um intercambista não faz apenas para aprender um idioma e sim para enxergar as coisas. O aprendizado é consequência. Em uma experiência deste tipo você aprimora diversos fatores, como descobre coisas novas sobre você e aumenta o senso crítico com o conhecimento ampliado", conclui.


Foto: Divulgação e Arquivo Pessoal

Compartilhar: