Tatuadores oferecem reconstrução de cicatrizes de mastectomia

Tatuadores oferecem reconstrução de cicatrizes de mastectomia

Trabalho feito de forma gratuita ou com valor simbólico dos materiais ajuda na autoestima dessas mulheres

Tatuadores da região de Ribeirão Preto fazem o trabalho de reparação das cicatrizes causadas pela mastectomia, a cirurgia de retirada da mama em decorrência do câncer. A tatuagem é feita de forma gratuita ou com valor simbólico dos materiais usados. O intuito é devolver toda a autoestima das mulheres.

Mike Osvaldo Barbaro é tatuador em Jardinópolis e recentemente colocou em prática o projeto Viva +. “Comecei esse trabalho após muita procura de pessoas descontentes com as cicatrizes pelo corpo buscando uma maneira de cobrir e consequentemente se sentir melhor. Isso me fez entender que algumas pessoas buscam na tatuagem uma maneira de se olhar no espelho e se sentir bem com o que veem”, ressalta.

Ao pesquisar sobre a técnica, Mike viu que alguns tatuadores e esteticistas utilizavam o procedimento micropigmentação de auréola, cobrando altos valores. Além da grande procura, o valor elevado cobrado por alguns profissionais chamou a atenção do tatuador.

“Com o conhecimento que nós temos, podemos mudar a vida e a autoestima de uma pessoa, então porque cobrar esses valores de alguém que já passou por tanta coisa e que as vezes não tem condições de bancar para se sentir melhor?”, questiona Mike.

Mike realiza o projeto "Viva+" que auxilia mulheres mastectomizadas

O primeiro contato de Flávio Silveira, tatuador em Batatais, com a técnica foi muito significativo. No final de 2018 uma amiga da família precisou fazer a mastectomia. "Ela entrou em contato comigo perguntando se eu não aceitaria fazer essa tatuagem, fiquei um pouco receoso, mas aceitei. Após ver a reação dela ao olhar no espelho, vi que com o meu trabalho poderia fazer a diferença na vida dessas mulheres”, lembra Flávio.

Para ambos, é muito diferente a  reação de um cliente com uma tatuagem convencional e a reação dessas mulheres. "É nítido no olhar de cada uma delas a gratidão e a felicidade de ter conquistado e superado aquilo. Naqueles minutos em que a pessoa se vê renovada pela primeira vez, me sinto realizado como pessoa e como profissional”, relata Flávio.

Flávio Silveira se sente realizado ao poder ajudar na autoestima das mulheres mastectomizadas

 


Foto: Arquivo Pessoal

Compartilhar: