Estudo busca voluntários para avaliar estresse causado pela Covid-19
Pesquisa quer avaliar impactos da Covid-19 na saúde mental

Estudo busca voluntários para avaliar estresse causado pela Covid-19

Pesquisa busca compreender os impactos do cenário mundial na mente da população

Desde que o novo coronavírus começou a se propagar em Wuhan, na China, no final de 2019, bilhões de pessoas ao redor do mundo passaram a conviver com a possibilidade de contaminação. A escalada veloz da Covid-19 fez com que países tomassem medidas de isolamento social e suspendessem atividades cotidianas de comércio e aulas, por exemplo.

Para avaliar o impacto da pandemia na saúde mental e cognitiva da população, grupo de pesquisa liderado pelo professor de Medicina Cognitiva do Departamento de Psicologia da USP de Ribeirão Preto José Aparecido da Silva deu início a um estudo sobre os efeitos do cenário mundial na mente de voluntários.

Segundo José Aparecido, os fatores psicológicos desempenham um papel importante na maneira como as pessoas lidam com a ameaça de infecção pandêmica e suas sequelas, como a perda de entes queridos. “Embora muitas pessoas lidem bem com ameaças, muitas outras experimentam altos níveis de angústia ou agravamento de problemas psicológicos pré-existentes, como distúrbios de ansiedade e outras condições clínicas”, pontua.

O objetivo do estudo, de acordo com o pesquisador, é preencher uma lacuna importante na literatura, especialmente a brasileira, sobre pandemias. “Além disso, os objetivos são descrever as reações psicológicas às pandemias, incluindo comportamentos desadaptativos e reações emocionais e defensivas; analisar os fatores de vulnerabilidade psicológica que contribuem para a disseminação de doenças e angústias emocionais; analisar o impacto do isolamento social, o papel da mídia e da disseminação do coronavírus-19 e seus impactos na saúde mental e cognitiva da população, especialmente da população do Estado de São Paulo; descrever maneiras eficazes para lidar com esses problemas psicológicos e, posteriormente, descrever algumas das implicações para políticas de saúde pública, incluindo implicações para a comunicação de riscos”, explica José Aparecido.

Para participar, basta responder aos formulários disponíveis aqui. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: [email protected]

 


Foto: Pixabay

Compartilhar: