Estudo busca voluntários para avaliar estresse causado pela pandemia

Estudo busca voluntários para avaliar estresse causado pela pandemia

Pesquisa está na quinta etapa e avaliará o suporte social, crescimento pós-traumático e resiliência dos participantes

Para avaliar o impacto da pandemia na saúde mental e cognitiva da população, grupo de pesquisa liderado pelo professor de Medicina Cognitiva do Departamento de Psicologia da USP de Ribeirão Preto José Aparecido da Silva deu início a um estudo sobre os efeitos do cenário mundial na mente de voluntários.

O projeto é fruto da colaboração que envolve um grupo de pesquisadores de diversas universidades brasileiras e de estrangeiros interessados nos efeitos do impacto e nos estados psicológicos variados provocados pela rápida propagação da Covid-19 ao redor do mundo, especialmente no Brasil.

Segundo José Aparecido, os fatores psicológicos desempenham um papel importante na maneira como as pessoas lidam com a ameaça de infecção pandêmica e suas sequelas, como a perda de entes queridos. “Embora muitas pessoas lidem bem com ameaças, muitas outras experimentam altos níveis de angústia ou agravamento de problemas psicológicos pré-existentes, como distúrbios de ansiedade e outras condições clínicas”, pontua.

A pesquisa já está na quinta etapa. Dessa vez, os temas avaliados serão: suporte social, crescimento pós-traumático e resiliência. Mesmo quem não participou das outras etapas, pode participar dessa.

Para participar, basta responder aos formulários disponíveis neste link. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: [email protected]


Foto: Pixabay (Imagem ilustrativa)

Compartilhar: