Isolamento social pode limitar velocidade de crescimento da Covid-19, diz secretário de saúde
Segundo Sandro Scarpelini, resultados positivos do isolamento são comprovados por experiências de cidades italianas

Isolamento social pode limitar velocidade de crescimento da Covid-19, diz secretário de saúde

Por meio de decretos, Prefeitura de Ribeirão Preto limitou o funcionamento de estabelecimentos e reduziu a rotina de servidores públicos municipais

Medida adotada por países que registram casos do novo coronavírus, o isolamento social, segundo o secretário de Saúde de Ribeirão Preto, Sandro Scarpelini, pode ajudar a limitar a velocidade de crescimento dos casos da doença na cidade. “Vários gráficos demonstrativos circulam tanto na literatura científica médica, quanto na leiga, demonstrando esses resultados. Um dos mais significativos foi a comparação entre as cidades italianas de Bergamo e Lodi”, afirma Sandro.

As cidades citadas pelo secretário estão na Lombardia. Lodi entrou duas semanas antes de Bergamo com técnicas de isolamento, o que resultou em diferenças substanciais no índice de casos e mortalidade pelo novo coronavírus.

Saindo de casa

Por meio de decretos, a Prefeitura de Ribeirão Preto limitou o funcionamento de estabelecimentos e reduziu a rotina de servidores públicos municipais. No entanto, alguns profissionais ainda prestam serviços durante esse período ou precisam sair de casa para comprar alimentos e produtos de primeira necessidade.

A sugestão, nesses casos, segundo Sandro, é higienizar as mãos e aumentar a “etiqueta respiratória”. “O vírus é anulado facilmente com a lavagem das mãos com água e algum tipo de sabonete, sabão ou detergente. Portanto, é fundamental aumentar a frequência das lavagens das mãos todas as vezes que tocar alguma superfície onde muitas pessoas têm contato. Sobre a ‘etiqueta respiratória’, é simplesmente tomar mais cuidado para não tossir ou espirrar na direção de outras pessoas, de preferência usando lenços descartáveis ou direcionando para o braço ou ombro - locais que ficarão contaminados, mas com menor chance de entrar em contato com superfície ou outras pessoas, dificultando a transmissão”, esclarece.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: