Manifestantes protestam contra medidas de isolamento, em Ribeirão Preto

Manifestantes protestam contra medidas de isolamento, em Ribeirão Preto

Grupo se reuniu na manhã deste sábado, 1, na zona sul da cidade

Manifestantes protestaram na manhã deste sábado, 1º, contra as medidas de restrição impostas pela pandemia do novo coronavírus, em Ribeirão Preto. Dentre as principais pautas, estavam a reabertura do comércio, críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e uma "intervenção militar com Bolsonaro no poder".

O grupo partiu em carreata das imediações do Estádio Santa Cruz, na Ribeirania, e seguiu até o cruzamento das avenidas Presidente Vargas com a João Fiúsa, na zona sul da cidade. Aglomerações do tipo, mesmo em espaços abertos, ainda não são permitidas segundo as regras do Plano São Paulo.

Os manifestantes também criticavam a atuação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado que investiga possíveis omissões do governo federal no combate à pandemia. A comissão é composta, em sua maioria, por opositores ao governo Jair Bolsonaro (sem partido). 

Situação

Até esse sábado, Ribeirão Preto registra ocupação de 89% nos leitos de UTI, além de um total de 1.875 mortes e 70 mil casos confirmados. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, a média de mortes por Covid-19 em 2021 já é quase o dobro da registrada em 2020. Em média, o município contabilizava 104 mortes por Covid-19 por mês em 2020. Neste ano, passou para 204 mortes.

Além disso na quinta-feira, 29,  o Brasil superou a marca de 400 mil mortes por Covid-19. Assim como em Ribeirão Preto, o ritmo nacional de óbitos também acelerou em 2021. Para alcançar as 100 mil mortes, o país levou cerca de cinco meses, aproximadamente 150 dias. Porém, da morte de número 300 mil para a 400 mil, se passaram apenas 36 dias. 

Leia mais:

Prefeitura divulga horário especial do comércio para o Dia das Mães


Foto: Reprodução

Compartilhar: