Prefeitura de Sertãozinho não irá aderir ao lockdown

Prefeitura de Sertãozinho não irá aderir ao lockdown

Vizinho de Ribeirão Preto, município está há 16 dias com 100% de taxa de ocupação de leitos públicos de UTI Covid-19

* Matéria atualizada às 15h16

O município de Sertãozinho informou, nesta quarta-feira, 17, que não irá aderir ao lockdown como medida de conter o pior momento da pandemia. A cidade completou 16 dias consecutivos com 100% de ocupação em leitos públicos de UTI Covid-19.

Em nota, a Prefeitura de Sertãozinho informou que o decreto que instituirá medidas mais restritivas de combate ao coronavírus está sendo elaborado pela equipe técnica de saúde e jurídica da Prefeitura e será publicado e divulgado na tarde desta quarta-feira.

"Uma das medidas já definidas, porém, é a de que o município não adotará o chamado lockdown neste momento, que é a paralisação total de todos os serviços, atividades comerciais e industriais e o confinamento social. Sertãozinho implantará sim novas restrições, e mais rígidas do que as atuais, que entrarão em vigor a partir de amanhã, dia 18", informou.

Na terça-feira, 16, a Prefeitura de Sertãozinho, por meio da assessoria de imprensa, chrgou a declarar que acataria ao lockdown, em concordância com a medida que foi proposta em Ribeirão Preto, com a finalidade de diminuir a pressão na ocupação de leitos na região. Ribeirão Preto e Sertãozinho fazem parte da mesma Diretoria Regional de Saúde, a DRS XIII. A ocupação de leitos em uma cidade, reflete no desempenho de toda a região no Plano São Paulo.

Nessa quarta-feira, 17, a Santa Casa de Sertãozinho completou 16 dias consecutivos 100% de ocupação em leitos públicos de UTI Covid-19. Todos os 10 leitos de UTI estão ocupados. Já na enfermaria, dos nove leitos, sete estão ocupados.

"A prevenção é a melhor maneira de interromper a transmissão e evitar um colapso na saúde pública. Use máscara, use álcool em gel e saia de casa somente se extremamente necessário. A colaboração de todos é fundamental para passarmos por este momento o mais rápido possível", declarou a Prefeitura de Sertãozinho. 

Por meio de nota, o Sistema Hapvida, responsável pelo Hospital Netto Campello – único hospital particular da cidade com leitos de UTI exclusivos para o tratamento de Covid-19 – informou que atua com um sistema integrado em 53 cidades, incluindo Ribeirão Preto. Assim, caso ocorra a lotação de leitos em Sertãozinho, os pacientes seriam transferidos para outras localidades, de acordo com a capacidade.

"A rede consegue prever a demanda de leitos e já conta com planos de expansão em ondas, conforme a necessidade. Há, também, a transferência de equipamentos e de profissionais para outras unidades da rede, de acordo com o aumento na demanda por serviços médico-hospitalares. Em meio a todo este cenário, reiteramos a preocupação do Sistema com a situação vivida pelo país e seguimos empenhados em realizar o melhor atendimento para os nossos clientes", informou o Sistema Hapvida.

Leia mais:

Com 20 confirmações em um boletim, Ribeirão registra recorde de mortes por Covid-19

Anúncio de lockdown causa "corrida" aos supermercados de Ribeirão Preto

Confira como ficam todas as regras do lockdown em Ribeirão Preto


Foto: Divulgação

Compartilhar: