Problema em sistema federal impede atualização de óbitos por covid em Ribeirão

Problema em sistema federal impede atualização de óbitos por covid em Ribeirão

Segundo Ministério da Saúde, um vírus de computador afetou o funcionamento do serviço

Desde a última sexta-feira, 6, o Sivep-Gripe, sistema do governo federal no qual são computados os óbitos e casos graves de Covid-19, está fora do ar. Por isso, desde então, o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto não vem sendo atualizado quanto ao número de mortes. Até a última atualização, a cidade registrava 864 mortes.

Segundo o Ministério da Saúde, foi identificada a presença de um existência de vírus em algumas estações de trabalho na quinta-feira, 5. "Por motivos de segurança, o Departamento de Informática do SUS (DataSUS) bloqueou o acesso à internet, bem como às redes e aos sistemas de telefone, evitando, assim, a propagação do vírus entre os computadores da pasta. Até o momento, não há indícios de que o vírus seja uma tentativa de invasão, pois não houve danos à integridade dos dados", informou o Ministério em nota.

Ainda de acordo com a pasta, a ocorrência foi limitada a algumas estações de trabalho, o que não teria comprometido os servidores da infraestrutura do Ministério. "No momento, os sistemas do MS estão em funcionamento, porém alguns deles enfrentam lentidão em função das medidas de segurança adotadas. O DataSUS investiga a origem do problema e trabalha para restabelecer de forma integral e o quanto antes o acesso seguro dos colaboradores às suas estações de trabalho", concluiu.

Na semana passada o Superior Tribunal de Justiça foi alvo de ataque de hackers, o que paralisou audiências e derrubou as páginas da corte.

Casos confirmados

Segundo o boletim epidemiológico desta terça-feira, 10, foram confirmados 99 novos casos de covid-19 em Ribeirão Preto. Ao todo, são 31.899 casos confirmados, sendo que 2.814 são de pacientes com síndrome respiratória aguda grave (SRAG), o estado mais grave da doença.

Leitos

Segundo a plataforma leitoscovid.org, atualizada às 17h desta terça-feira, 31,9% dos 172 leitos UTI Covid-19 da cidade estão ocupados. Já os leitos de enfermaria Covid-19, estão com uma ocupação de 40,5% dos 202 disponíveis para uso. Até o fechamento dessa matéria, 44 respiradores estavam uso. 

Hospitais públicos
UTI: 
21,5% de ocupação
Total: 116 – sendo que 25 estão em uso.
Disponíveis: 91 leitos
Respiradores em uso: 29 

Enfermaria: 44,5% de ocupação
Total: 83 – sendo que 37 estão em uso
Disponíveis: 46 leitos 
Respiradores em uso: 1

Hospitais privados
UTI
: 48,8% de ocupação
Total: 45 – sendo que 22 estão em uso.
Disponíveis: 23 leitos
Respiradores em uso: 14

Enfermaria:  38,2% de ocupação
Total: 102 – sendo que 39 estão em uso.
Disponíveis: 63 leitos
Respiradores em uso: 0

Hospitais Filantrópicos
UTI
: 72,7% de ocupação
Total: 11 – sendo que 8 estão em uso.
Disponíveis: 3 leitos
Respiradores em uso: 0

Enfermaria: 35,2% de ocupação
Total: 17 – sendo que 6 estão em uso.
Disponíveis: 11 leitos
Respiradores em uso: 0

 


Imagem: Revide

Compartilhar: