Restaurante em Bonfim Paulista é interditado pela Vigilância Sanitária

Restaurante em Bonfim Paulista é interditado pela Vigilância Sanitária

Local recebeu ao menos 30 denúncias de aglomeração e desrespeito às medidas de distanciamento social

*Atualização feita às 13h55 para inclusão de informações sobre outras fiscalizações feitas no município.

Um restaurante foi interditado na noite desse sábado, 20, no distrito de Bonfim Paulista, Zona Sul de Ribeirão Preto. O estabelecimento, que  também conta com um complexo esportivo, recebeu denúncias de moradores por desrespeitar as medidas de distanciamento social impostas pelo Plano São Paulo.

Equipes da Vigilância Sanitária, acompanhadas da Polícia Militar e da Guarda Civil Metropolitana, foram até o local e constataram os fatos denunciados. Nas redes sociais, em publicações de clientes, é possível ver que muitos estão consumindo em pé e não utilizam máscaras.

Segundo as regras do governo estadual e municipal, fica restrito o consumo em pé em bares e restaurantes nas fases Laranja e Vermelha do Plano São Paulo. A regra recebeu uma flexibilização na sexta-feira, 19

De acordo com o governo do Estado, o consumo em bares e restaurantes poderá se estender até as 22h, desde que sejam respeitadas as medidas sanitárias adequadas. Será mantida a regra do atendimento exclusivamente sentado, mesas com até seis pessoas e com capacidade de lotação de até 40%.

A fiscalização já havia recebido outras denúncias sobre o Kauai, e inclusive estiveram no local. "Ontem [sábado]a fiscalização recebeu a denúncia com vídeo", diz a nota da prefeitura, Segundo apuração feita pela reportagem, até o dia 29 de janeiro, o local havia recebido ao menos 30 reclamações de irregularidades referentes ao complexo esportivo. As atividades esportivas coletivas chegaram a ser suspensas para evitar interdição, mas também já foram retomadas. 

A Prefeitura informou que denúncias como essa podem feitas pelo telefone 146 do Serviço de Atendimento ao Munícipe (SAM), 153 Guarda Municipal ou 190 da Polícia Militar. Além do Kauai a fiscalização autuou outros dois estabelecimentos por aglomeração nesse sábado, 20, e conseguiu evitar duas festas clandestinas.

Outro lado

Em nota, o Kauai Sports ressaltou que o setor de restaurantes foi um dos mais impactados nesta pandemia. "O Kauai, que tem 25 mil metros quadrados de ambiente aberto, ar livre, busca cumprir as determinações legais como distanciamento de mesas, uso de disposição de álcool em gel e reforçou a limpeza, desinfecção em todas as suas áreas", declarou.

A empresa ainda afirmou que tomou  as medidas judiciais cabíveis para manter o funcionamento, bem como que cumprirá todas as determinações legais a fim de prover segurança dos clientes e colaboradores.

Situação

Segundo a plataforma LeitosCovid.org manhã deste domingo, 21, a ocupação de leitos de UTI Covid-19, em Ribeirão Preto, está em 80%. Dos 207 leitos disponíveis, 41 estão vagos. Dos 166 pacientes internados em UTI, 119 necessitam de respiração mecânica. No momento, Ribeirão Preto está na Fase Laranja do Plano São Paulo.

Ao todo, são 1,2 mil mortes e 50 mil casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia, em Ribeirão Preto. Sendo 1.041 mortes e 41.313  casos em 2020, e 9.199  casos e 159 mortes até o momento, em 2021. 

Leia mais:

Ribeirão tem 57 autuações por aglomerações durante o ponto facultativo do Carnaval

 


Foto: Divulgação

Compartilhar: