Ribeirão Preto confirma a oitava morte por coronavírus, nesta segunda-feira, 4

Ribeirão Preto confirma a oitava morte por coronavírus, nesta segunda-feira, 4

Cidade registra, até o momento, 300 casos confirmados do novo coronavírus

Foi confirmada, nesta segunda-feira, 4, a oitava morte em decorrência da Covid-19, causada pelo novo coronavírus, em Ribeirão Preto. A vítima faleceu no dia 25 de abril, em um hospital privado. Se tratava de um homem, de 79 anos, que possuía histórico de cardiovascular crônica e doença neurológica crônica.

Segundo boletim epidemiológico lido pelo prefeito Duarte Nogueira (PSDB), a cidade registra 300 casos confirmados, 1559 casos notificados e 887 descartados.Também foram divulgados os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, são 432 até o momento.

Ainda segundo o prefeito, dos 100 leitos de terapia intensiva que a cidade dispõe, 79 estão vagos. Já dos 165 leitos de enfermaria existentes, 136 estão vagos.

Levantamento

Foi divulgado um balanço preliminar do estudo realizado para mapear o coronavírus na cidade. Durante o último final de semana,  45 equipes formadas por profissionais da área da Saúde coletaram amostras de 685 pessoas. Segundo Nogueira, uma média de 2% dos entrevistados teve algum contato com o vírus. 

O estudo foi realizado por uma parceria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) com a  Secretaria Municipal de Saúde.Para ter um mapeamento mais fiel à realidade, os voluntários foram divididos por todas as regiões da cidade. 

Recorreu

Durante a transmissão ao vivo, Nogueira declarou que recorreu da decisão da justiça que derrubou um dos decretos sobre a flexibilização da abertura do comércio no município.

O Executivo entrou com recurso de agravo de instrumento, junto ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), solicitando da decisão proferida pela primeira innstância do Poder Judiciário referente ao Decreto municipal nº 100. 

Segundo o prefeito, o decreto respeitou as recomendações sanitárias da Organização Mundial de Saúde e demais regramentos vigentes. "Estabelecendo, ainda, importantes medidas para evitar a propagação da doença, tais como o uso de máscaras, observância de distanciamento mínimo e lotação máxima de estabelecimentos comerciais, todas necessárias ao combate ao covid-19", declarou.

Leia mais:
Região Metropolitana de Ribeirão Preto soma 25 mortes em decorrência da Covid-19


Imagem: Revide

Compartilhar: