20h de Literatura discute o empoderamento nesta quinta-feira, 17
Amara Moira, Adriana Silva, Marlene Trivelatto e Cesar Nunes são os convidados desta quinta-feira, 17

20h de Literatura discute o empoderamento nesta quinta-feira, 17

Amara Moira, é uma das convidadas do penúltimo dia do evento idealizado pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto

Para comemorar os 20 anos da Feira Internacional do Livro (FIL), que neste ano não pôde ser realizada em função da pandemia do novo coronavírus, a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, em parceria com o Sesc e a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, realiza o evento “20 Horas de Literatura”.

A programação vai até sexta-feira, 18, das 18 às 22h. Durante toda esta semana, o ciclo de palestras reúne autores, educadores, jornalistas e intelectuais do cenário brasileiro para um encontro totalmente on-line com discussões e debates sobre 20 palavras que foram destaques nas últimas duas décadas. Nesta quinta-feira, 17, penúltimo dia, o evento traz nomes importantes no cenário ativista, entre eles, a escritora Amara Moira, que estará no palco do Theatro Pedro II falando sobre empoderamento. A transmissão é online pelo novo canal da entidade: www.fundacaodolivroeleiturarp.com.

A programação do dia começa às 18h com o tema “Empoderamento”, com Amara Moira, escritora, professora de literatura, travesti e feminista. Ela foi a primeira mulher trans a obter o título de doutora com o seu nome social pela Universidade Estadual de Campinas, em 2018. Já participou de palestras no famoso TED Talks e de programas como Café Filosófico, da TV Cultura. Também já lançou dois livros: “E se eu fosse puta”, de 2016, e “Vidas trans: a coragem de existir”, de 2017, em co-autoria com João Nery, Márcia Rocha e T. Brant, prefaciado por Laerte Coutinho e Jaqueline Gomes de Jesus. No ano passado, Amaira Moira participou de um Salão de Ideias na 19ª Feira do Livro de Ribeirão Preto e foi sucesso de público. A conversa terá mediação do animador cultural do Sesc Ribeirão Preto, Renato Alves.

Às 19h, o tema abordado será “Resiliência”, com Marlene Trivellato Ferreira, psicóloga e professora titular e coordenadora do curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Barão de Mauá e membro do IPCCIC – Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais. Além de sua experiência como coordenadora de escolas de educação Infantil e fundamental, Marlene tem experiência em Docência, na área da Psicologia Educacional e Escolar, Psicologia do Desenvolvimento, Tratamento e Prevenção Psicológica. A mediação será com a cantora e jornalista Fernanda Marx.

Mais uma vez no palco do Theatro Pedro II, César Nunes estará às 20h para falar sobre “Humanização”, junto com a jornalista e escritora Daniela Penha, que fará a mediação. Atualmente, César Nunes é um dos mais destacados palestrantes e conferencistas em educação no Brasil, doutor em educação pela Unicamp, filósofo, historiador e pedagogo.  Atua como professor titular da Faculdade de Educação da Unicamp, chefe do Departamento de Filosofia e História da Educação, coordenador executivo do Grupo de Estudos e Pesquisas PAIDEIA e professor de honra da Univida.

Para encerrar a programação desta quinta-feira, Adriana Silva, curadora do evento e da FIL falará sobre “Disruptura”, às 21h. Adriana Silva é jornalista, educadora, escritora e atuou na Secretaria de Cultura de Ribeirão Preto por 11 anos – quatro deles como secretária. Hoje também atua como vice-presidente no Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais, e vice-presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto e curadora da FIL. A palestra será mediada por Laura Abbad, pedagoga e mestra em Educação.

O evento é aberto, gratuito e conta com profissionais especializados em tradução e interpretação em Libras.

Música para todos os sentidos

Entre uma palestra e outra, também são transmitidos 20 vídeos, de 2 a 7 minutos, produzidos pelo grupo ALMA - Academia Livre de Música e Artes, sob direção de José Maurício Cagno. São produções artísticas que envolvem música, cinema e teatro e ajudam a dar sentido às 20 palavras selecionadas pela instituição, que movimentaram as últimas duas décadas.

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO DIA 17/9

Debate sobre o termo “Empoderamento”, às 18h

Palestrante: Amara Moira, escritora

Mediação: Renato Alves, animador cultural do Sesc Ribeirão Preto

 

Debate sobre o termo “Resiliência”, às 19h

Palestrante: Marlene Trivellato Ferreira, psicóloga

Mediação: Fernanda Marx, cantora e jornalista

 

Debate sobre o termo “Humanização”, às 20h

Palestrante: César Nunes, professor titular de Filosofia e Educação UNICAMP

Mediação: Daniela Penha, jornalista e escritora

 

Debate sobre o termo “Disruptura”, às 21h

Palestrante: Adriana Silva, escritora

Mediação: Laura Abbad, mestra em Educação e Pedagoga


Fotos: Bethania Pereira e Divulgação

Compartilhar: