Confira a programação desta quinta-feira, 26, da Feira do Livro de Ribeirão Preto

Confira a programação desta quinta-feira, 26, da Feira do Livro de Ribeirão Preto

Feira recebe a escritora Conceição Evaristo de Brito, vencedora de dois Jabutis

Nesta quinta-feira, 26, a 20ª edição da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto recebe a escritora Conceição Evaristo de Brito, um dos principais nomes da literatura brasileira recente e vencedora de dois prêmios Jabuti. A programação também conta com oficinas, contação de histórias e exibição de documentários.

Neste ano, todos os eventos da Feira terão plateia 100% virtual, por conta da pandemia do coronavírus. As atividades podem ser assistidas pelo canal do Youtube da Feira, pelo Instagram ou Facebook.

12h30 - Oficina de Livros Desmontáveis

A partir de materiais variados como papel, papelão, caixas de fósforo, retalhos de tecido, barbantes e o que mais tiver ao alcance, os espectadores serão instigados a soltarem a imaginação na construção de seu próprio livro desmontável. Um furo aqui, uma amarração acolá e, no final, muitas histórias podem surgir a partir do que foi criado. Quer fazer tudo diferente? É só desmontar seu livro e recomeçar a brincadeira.

13h - Projeto Utopia | Utopia: Respeito à diversidade com Mel, Marcela Tiboni e Rafa Mon

O respeito e acolhimento aos diversos gêneros sob diferentes óticas é o assunto em pauta nesta atividade, com participação da escritora Marcela Tiboni; da cantora e apresentadora Mel; e da muralista e ativista LGBTQIA+, Rafa Mon

14h30 - Combinando Palavras com Mel Duarte

16h - Prêmio Literário

16h30 - Salão de Ideias com Jessé Andarilho

O escritor carioca compartilha na FIL um pouco da história de sua trajetória pessoal e como a literatura mudou a sua vida. Roteirista, palestrante e produtor cultural, Jessé é criador do projeto Marginow e presidente do Centro Revolucionário de Inovação e Arte (CRIA)


18h - Contação de História com Gacryela Gitirana e Nadine Morais

18h30 - Documentário Taxa de Retorno

Com direção de Matheus Vieira, ‘Taxa de Retorno’ documentou a história da comunidade São Pedro, um povoado simples, característico de Minas Gerais, que teve suas vidas radicalmente mudadas com a chegada da mineração.

19h - Homenagem Conceição Evaristo com Roberta Estrela D´Alva

19h30 - Conferência com Conceição Evaristo

Escritora homenageada da FIL 2021, a mineira Conceição Evaristo de Brito figura entre os principais nomes da literatura brasileira recente, sendo também ensaísta e ficcionista. Seus sete livros publicados renderam a ela vários prêmios, entre eles, dois Jabutis. É mestre em Literatura Brasileira e doutora em Literatura. Mediação de Roberta Estrela D’Alva. Para abrir a Conferência, será apresentada a performance poética “Vocigrafias e Escrevivências”, com Roberta Estrela D’Alva, que é precursora do poetry slam no Brasil e uma das responsáveis pela popularização do concurso de poesia falada entre rappers nos grandes centros urbanos do país

Leia mais:

20ª FIL terá ação de doação de livros
 


Foto: Aline Macedo / Divulgação Feira do Livro de Ribeirão Preto

Compartilhar: