Confira os destaques da Feira do Livro de Ribeirão Preto para essa terça-feira, 11

Confira os destaques da Feira do Livro de Ribeirão Preto para essa terça-feira, 11

O Portal Revide separou algumas sugestões de atividades nesse segundo dia de evento

A 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, que neste ano traz o tema “Entre uma história e outra, uma nova história”, está com uma programação rica e voltada para todos os públicos. Para esta terça-feira, 11, está planejado diversas atividades para crianças, adolescentes e adultos.

Os destaques do segundo dia de evento serão a poeta, atriz, slammer e arte-educadora Luiza Romão, o escritor Marcelino Freire e o doutor em Sociologia do Direito pela Universidade de Yale e professor catedrático jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde também dirige o Centro de Estudos Sociais, Boaventura de Sousa Santos.

O Portal Revide selecionou algumas sugestões de atividades para esta terça-feira. A programação completa você confere aqui. Confira:

Salão de Ideias

Luiza Romão – às 9h30

A poeta, atriz, slammer e arte-educadora discutirá seu livro “Sangria”, além da influência do feminismo e do spoken word em sua produção poética. Durante o bate-papo, também haverá performance ao vivo. Formada em Artes Cênicas, Luiza Romão também escreveu “Coquetel Motolove” e já participou de inúmeras antologias virtuais e impressas de poesia contemporânea. Seu projeto multi-artístico “Sangria” circulou por diversos estados brasileiros e países latino-americanos.

Onde: Theatro Pedro II – Auditório Meira Junior.

Espetáculo de Teatro

As Presepadas de Damião || com Damião e Cia de Teatro – às 10h e às 15h30

O espetáculo narra a saga do herói errante Damião, um homem pobre, amigo da vadiagem, esperto e generoso, que viu sua vida - e de toda a humanidade - transformada após a visita de dois misteriosos viajantes. Baseada no conto de origem medieval “O Ferreiro e a Morte”, a peça bebe de expressões regionais da cultura popular brasileira como a folia de reis e o maracatu.

Onde: Esplanada Theatro Pedro II.

Contação de História

O Bicho Manjaléu – com Ademir Apparício Júnior

Um velho sentia muitas saudades de suas três filhas que foram raptadas. Seu filho mais novo, ao separar uma briga, ganhou presentes mágicos que o fariam resgatar suas três irmãs, mas para isso precisaria se encontrar com o temível Bicho Manjaléu. Livre inspiração em conto de Monteiro Lobato.

Onde: Tenda do Sesc

Oficina Poética

Lettering em placa de madeira || com Cristiane Cordeiroàs 15h

Os participantes são levados ao mundo da escrita por meio de técnicas de caligrafia, utilizando como suporte, placas de madeira, que também serão customizadas com a utilização de diversos materiais. Capacidade máxima: 30 pessoas.  

Onde: Espaço Sustent’ Arte.

Salão de Ideias

Marcelino Freire – às 16h30

Marcelino Freire contará sua trajetória como escritor e leitor, além de falar de leituras e sobre como identificar as entrelinhas de um texto. Nascido no sertão pernambucano em uma família de não-leitores, vive em São Paulo desde 1991. Escreveu, entre outros, “Contos Negreiros” (Editora Record, 2005), com o qual foi vencedor do Prêmio Jabuti. Em 2013, lançou o romance “Nossos Ossos” (Record, Prêmio Machado de Assis). É o criador e curador da Balada Literária, evento que reúne, anualmente, desde 2006, uma centena de escritores nacionais e internacionais, pelo bairro paulistano da Vila Madalena.

Onde: Theatro Pedro II – Auditório Meira Junior.

Mesa de debate

Crise na Venezuela [OAB] – às 17h


Especialistas farão uma introdução sobre a polarização política na Venezuela e os reflexos humanitários da crise, como por exemplo a imigração - com Cynthia Soares Carneiro e Carolina Silva Pedroso. Realização: OAB. Mediação: Bruno César Castro Cunha.

Onde: Centro Cultural Palace - Auditório Pedro Paulo da Silva.

Conferência

A Ecologia de Saberes entre rap e a sociologia – às 19h30


Renan Inquérito teve a oportunidade de passar o período de seu doutorado na Universidade de Coimbra, em Portugal e, trabalhou diretamente com o professor Boaventura de Sousa Santos (foto). O desafio foi mostrar como a sua arte e as ciências sociais poderiam ser enriquecidas através da ecologia de saberes, criando o que Boaventura designa por conhecimento pós-abissal. Juntos, realizaram várias atividades com este objetivo. O resultado pode ser visto nas letras de Inquérito com base em suas principais teorias durante esse exercício - publicadas no livro “Na Oficina do Sociólogo Artesão.

Boaventura de Sousa Santos – às 20h.

Doutor em Sociologia do Direito pela Universidade de Yale e professor catedrático jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde também dirige o Centro de Estudos Sociais, Boaventura de Sousa Santos é também coordenador científico do Observatório Permanente da Justiça Portuguesa. Sua fala abre o Seminário de Educação IEA-RP - Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo.

Onde: Theatro Pedro II – Sala Principal.  

A Feira Nacional do Livro acontece até o dia 16 de junho. 


Foto: JF Pimenta

Compartilhar: