Diretor inglês estreia filme em Ribeirão Preto
Filme é protagonizado por Eduardo Moscovis

Diretor inglês estreia filme em Ribeirão Preto

André Ristum é conhecido por ser um dos fundadores do Núcleo de Cinema ribeirãopretano; filme é protagonizado por Eduardo Moscovis

“O Outro Lado do Paraíso”, dirigido por André Ristum, ganhador do prêmio do júri popular em Gramado, estreou na última quinta-feira, 9, em Ribeirão Preto. O longa conta histórias sobre utopias, amor adolescente, política e golpe político em um país dividido.

Em 2001, junto com Edgard de Castro, Ristum foi um dos fundadores do Núcleo de Cinema de Ribeirão Preto. Neste período dirigiu na cidade dois premiados curtas metragens, “Pobres por um dia” e “Homem voa?”, e o longa metragem documentário “Tempo de Resistência”. Ele já trabalhou com atores como Rodrigo Santoro, Cauã Reymond e Débora Falabella.

A história, baseada no livro autobiográfico de Luiz Fernando Emediato, faturou 12 prêmios em vários festivais no Brasil e do exterior.

 A história se desenvolve a partir da narração de Nando (Davi Galdeano), o filho de 12 anos. É ele – numa mistura de admiração, amor, dor, orgulho e tristeza – quem conta a história do pai, encantado com sua “loucura”. Também este menino tem seu sonho: ser escritor. E é através desses olhos e desta voz sensível que a ação transcorre, com o pai em busca de seu futuro em Brasília e nas reformas de base propostas pelo presidente Jango.

Um dos pontos legais do filme é que teve de construir uma cidade cenográfica de quase 20 mil m² nos arredores de Brasília, além de usar bastante computação gráfica para reconstituir parte da cidade como ela era – em plena construção – há 50 anos. Foram usadas também imagens históricas do documentário “Brasília – Contradições de uma cidade nova” de Joaquim Pedro de Andrade e outras, jornalísticas, de Jean Manzon, até então jamais exibidas.

Para quem se interessar a história está disponível no Cinépolis Santa Úrsula com sessões as 16h30 e as 19h.


Foto: Rogério Resende

Compartilhar: